'Self-made woman': conheça o termo utilizado por Odete Roitman e sua relação com o mapa astral
A vilã da novela 'Vale Tudo' usa a expressão para falar sobre a trajetória de Raquel, que conseguiu alavancar um pequeno negócio
Em um dos últimos capítulos do remake de 'Vale Tudo', a vilã Odete Roitman, vivida por Débora Bloch, utilizou o termo "self-made woman" para falar sobre a personagem Raquel, interpretada por Taís Araujo. Mas, afinal, qual é o significado dessa expressão?
Entendendo a fala de Odete Roitman
Popularizado pela lista da revista americana Forbes, o termo "self-made woman" se refere a uma mulher que construiu uma trajetória de sucesso sozinha. Costumeiramente usado no meio empresarial, como ocorre na seleção do veículo de comunicação, ele indica que a pessoa conseguiu acumular uma fortuna, sem precisar de herança ou se apoiar no trabalho de outros.
A história de Raquel, citado por Odete Roitman, portanto, é um bom exemplo. Isso porque, na versão original da novela, a personagem começa um pequeno negócio de sanduíches, em uma tentativa de se reerguer. Entretanto, logo, o empreendimento deslancha, e ela deixa a venda nas praias para abrir uma rede de restaurantes.
Já passando da ficção para a realidade, em 2025, a Forbes concedeu o título de "self-made woman" para grandes empresárias, como Diane Hendricks, dona de uma das maiores distribuidoras atacadistas de telhados. A lista também contou com celebridades. Alguns nomes conhecidos são: Oprah Winfrey, Taylor Swift e Kim Kardashian.
Relação com mapa astral
Essas mulheres, reais e fictícias, conquistaram impérios por conta própria, se tornando inspirações. Assim, surge a reflexão: quais fatores possibilitaram tamanho sucesso? Na opinião da astróloga Sara Koimbra, é possível encontrar respostas no mapa astral dessas figuras!
"Uma mulher self-made tem marcas muito específicas no mapa, como por exemplo, independência, foco, coragem e, acima de tudo, uma força interna que a move mesmo quando o ambiente não favorece. Ela nasceu para transformar, inclusive a si mesma", afirma.
De acordo com a especialista, muito desse ímpeto de alcançar patamares cada vez mais altos advêm do posicionamento de Marte, Saturno e Plutão. Há ainda a influência das casas astrológicas 2, 6 e 10. "Marte indica a força de ação, o impulso. Saturno revela como lidar com responsabilidade e disciplina. Plutão mostra capacidade de renascimento, de reconstrução diante das perdas. Quando esses planetas estão bem posicionados ou em aspecto de tensão desafiadora, costumam apontar uma trajetória intensa, marcada por superação", explica.
Além disso, conforme aponta Koimbra, dependendo do signo do Meio do Céu, o indivíduo apresenta maior dedicação. "Mulheres com Meio do Céu em Capricórnio, por exemplo, tendem a construir sua reputação com muito esforço e estabilidade. Já aquelas com essa posição em Áries ou Escorpião têm perfis mais ousados e combativos. O que importa não é o atalho, mas a força com que seguem em frente", diz.
Ela destaca ainda que muitas costumam ter Lua ou Vênus em constelações zodiacais de água. Por isso, aquelas vistas como "self-made woman" possuem forte ligação com o emocional, buscando frequentemente refúgio na intuição.
A astróloga esclarece, no entanto, que corpos celestes somente guiam para o sucesso, já que a maior parte dos resultados vêm da força de vontade da mulher. "O mapa astral mostra o caminho, mas é a pessoa que trilha. A mulher que carrega esse caminho tem consciência disso. Ela pode ter começado do nada, mas hoje conquista tudo o que construiu", ressalta.