Parceria entre McDonald's e Pokémon causa caos nas ruas do Japão; entenda
Cartas exclusivas como brinde do McLanche Feliz esgotam em tempo recorde
Uma parceria entre a rede de fast food McDonald's e a marca Pokémon resultou em caos nas ruas do Japão na última sexta-feira, 8. Tudo começou com a nova campanha do McLanche Feliz, onde cartas exclusivas do jogo Pokémon TCG foram disponibilizadas para quem comprasse o sanduíche.
??8/8(?)~???????®???????!
3????????????????!
??????????!
— ?????? (@McDonaldsJapan) August 8, 2025
O que ambas as marcas não esperavam, no entanto, era que o interesse pelas edições especiais das cartas provocaria desperdício de comida. Muitos clientes compraram grandes quantidades de lanches em grande velocidade, esgotando os estoques dos brindes em menos de um dia. Boa parte dos compradores, no entanto, só tinha interesse nas cartas.
Assim, inúmeras refeições foram jogadas em lixos perto dos McDonald's ou abandonadas nas ruas japonesas. Nas redes sociais, fotos com pilhas de sanduíches e batatas fritas intocadas viralizaram e se tornaram combustível para críticas ao fast food.
????????
??????????????
????????
????????????
?????????????
?????????????? pic.twitter.com/VtOmtTFFAB
— ?? (@092ne) August 9, 2025
Além do desperdício de comida, a campanha também foi bastante criticada por não lidar de forma adequada com os responsáveis pelo esgotamento rápido das cartas — os revendedores.
No mundo do TCG — Trading Card Game, ou Jogo de Cartas Colecionáveis em português —, edições especiais e exclusivas de cartas costumam se tornar extremamente valiosas com o tempo.
Dado o preço que tais objetos podem alcançar, é comum que revendedores comprem todo o estoque de um determinado produto e revendam por valores exorbitantes em plataformas de comércio online.
Após o fiasco da campanha, o McDonald's japonês se desculpou pelo ocorrido. "Pedimos sinceras desculpas por não conseguirmos atender às expectativas de nossos clientes devido ao fim antecipado das vendas", escreveu a marca em um comunicado em seu site.
Uma nova fase da campanha em parceria com Pokémon, no entanto, está programada entre os dias 15 e 21 de agosto. "Pedimos que cada cliente compre, no máximo, cinco conjuntos do Pokémon McLanche Feliz e evite comprar para revender ou para outros fins comerciais. Também pedimos para que os clientes não peçam mais do que possam comer", finalizou o comunicado.