Gordura muscular: estudo indica que ela pode aumentar o risco de doenças cardíacas
O excesso de gordura é um dos principais fatores de risco para uma série de doenças cardíacas, afirma o médico cardiologista Dr. Roberto Yano
Um estudo recente publicado no European Heart Journal trouxe novas evidências sobre os efeitos da gordura armazenada nos músculos no aumento do risco de doenças cardíacas. De acordo com os pesquisadores, a presença da gordura intramuscular está associada a uma maior probabilidade de hospitalizações por ataques cardíacos ou insuficiência cardíaca, independentemente do índice de massa corporal (IMC).
Como funcionou o estudo?
A pesquisa analisou 669 pacientes com idade média de 63 anos, por meio de exames de tomografia computadorizada e PET/CT, os cientistas avaliaram a quantidade de gordura nos músculos e o funcionamento do coração.
Os resultados mostraram que um aumento de apenas 1% na fração de gordura muscular estava associado a alguns pontos. Primeiro, um risco 2% maior de disfunção nos pequenos vasos que irrigam o coração, além de um aumento de 7% no risco de desenvolver doenças cardíacas graves no futuro. Além disso, os pesquisadores identificaram que pessoas com maior proporção de músculos magros apresentaram menor risco de doenças cardíacas.
Como a gordura afeta a saúde cardiovascular?
Segundo o médico cardiologista, Dr. Roberto Yano, a gordura intramuscular pode causar inflamação e alterações metabólicas, como resistência à insulina e síndrome metabólica, fatores que comprometem os vasos sanguíneos e o coração.
"Esse tipo de gordura é particularmente preocupante porque está diretamente relacionado à saúde dos vasos cardíacos e ao funcionamento do músculo do coração. Mas qualquer tipo de gordura corporal em excesso é um fator de risco para várias doenças cardiovasculares", explica.
"Por isso, uma das maiores recomendações de prevenção para este tipo de problema é manter índices controlados de gordura, mantendo a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada", destaca o cardiologista.
Sobre Dr. Roberto Yano
Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.
*Fonte: Angela Rocha e MF Press Global