Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Geração Z está trazendo de volta os anos 90; entenda porque

O psicólogo Clay Routledge investigou os motivos que levam os jovens a se interessar por discos de vinil, CDs e jogos antigos

27 ago 2025 - 16h39
Compartilhar
Exibir comentários

Os membros da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2012, estão cada vez mais interessados em discos de vinil, jogos de tabuleiro e CDs, itens muito populares nos anos 90. Os "novos" gostos dos jovens chegam até a refletir nos comércios, que voltaram a vendê-los. Mas, afinal, o que originou o desejo de reviver essa década? Seria apenas nostalgia ou há algo mais por trás?

O psicólogo Clay Routledge investigou os motivos que levam a Geração Z a se interessar por discos de vinil, CDs e jogos antigos
O psicólogo Clay Routledge investigou os motivos que levam a Geração Z a se interessar por discos de vinil, CDs e jogos antigos
Foto: capturenow/Eliza Alves / Bons Fluidos

"Com a ascensão da inteligência artificial, todos olham para o futuro. Mas, como indicam os Zoomers, às vezes é preciso olhar para o passado para imaginar o tipo de futuro que realmente queremos", explicou o psicólogo social especializado em nostalgia, Clay Routledge, em um artigo publicado no 'The New York Times'. 

Geração Z retorna a 1990

Para o profissional, o movimento retrô está relacionado à vontade desses indivíduos de se distanciar do mundo virtual e constantemente conectado. Uma pesquisa de Routledge, realizada em 2023, revelou que 80% dos adultos da Geração Z demonstram preocupação com a dependência de tecnologias.

O levantamento ainda evidenciou que eles reconhecem os impactos das redes sociais na saúde mental e veem os dispositivos como o principal fator responsável por distanciar as pessoas. Por isso, de acordo com o estudo, cerca de 60% dos nativos digitais gostariam de viver em uma época com menor acesso à internet, neste caso, nos anos 1990.

Para entender melhor a percepção dos jovens, a equipe do psicólogo conduziu outra pesquisa, que analisou, com o auxílio de inteligência artificial, as tendências culturais a partir de comentários online. Além disso, os especialistas conversam com 2 mil adultos norte-americanos. Assim, eles identificaram que a Geração Z busca retornar aos estilos e hobbies do passado para "lidar com o estresse da vida moderna e com a ansiedade em relação ao futuro". 

"Isso não significa que os Zoomers rejeitem as inovações digitais. Pesquisas do nosso laboratório mostram que, em geral, eles têm uma visão positiva sobre a vida online. Mas o progresso também envolve revisão e equilíbrio", afirmou Routledge.

Os benefícios da nostalgia

Portanto, segundo os estudiosos, há, sim, um certo sentimento de nostalgia no retorno dessa geração aos anos 1990. Esse desejo, contudo, não é improdutivo nem focado apenas em viver no passado enquanto o mundo avança à nossa frente. Isso porque a grande motivação dos jovens é, na verdade, "resgatar práticas mais simples e saudáveis". 

E, na opinião do psicólogo, o método é realmente eficaz. Os vinis, por exemplo, contribuem para o foco, pois impossibilitam trocar as faixas e álbuns rapidamente, como acontece nos smartphones. Já os jogos de tabuleiro estimulam interações sociais, confiança e sensação de conforto.

"A nostalgia histórica pode estar ajudando essa geração a aproveitar os avanços tecnológicos sem abrir mão das experiências físicas e tangíveis, essenciais para o desenvolvimento humano (...) Ou seja, não é apenas um olhar para trás. Ela pode ajudar as pessoas a lidar com as insatisfações do presente e a projetar um futuro mais promissor", concluiu Clay Routledge.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade