Família e amigos recebem cinzas de Preta Gil transformadas em diamantes
A pedido da cantora, que morreu em julho deste ano após complicações de um câncer, 12 joias foram produzidas e distribuídas para seus entes queridos; veja as peças
Nesta semana, quatro meses após o falecimento da cantora Preta Gil, que morreu devido a complicações de um câncer, familiares e amigos receberam suas cinzas transformadas em 12 peças de diamantes. A criação das joias atendeu a um pedido da artista, feito durante o tratamento, para que cada um de seus entes queridos pudesse "andar com um pedacinho dela".
Familiares recebem as peças
Enquanto lutava contra a doença, Gil tatuou um diamante no dedo com amigos, entre eles Gominho, Duh Marinho, Jude, Soraya e Malu Barbosa. Foi justamente para esse grupo, então, que foram destinadas as joias feitas com o material cremado da cantora. Já a neta de Preta, Sol de Maria, e a mãe, Sandra Gadelha, receberão uma pedra maior.
Nas redes sociais, em uma transmissão ao vivo, Gominho se emocionou ao mostrar a peça. "Fiquei muito feliz. Por a gente ser o Diamonds, representa muito ela. Que coisa mais linda! Se você coloca no microscópio, consegue ver que tem o nome dela cravejado", disse.
No entanto, o famoso revelou que não pretende usá-la por medo de perder. "Eu nem uso joia, só essa [correntinha] que com a foto da Preta e tenho medo de ser assaltado também. Vou continuar mantendo do ladinho da minha cama com as minhas coisinhas", explicou.
Entenda a transformação das cinzas de Preta Gil
O processo, que custa em média R$ 3,8 mil por joia, foi realizado pela The Diamond e levou cerca de dois meses. Para transformar as cinzas em diamantes, inicialmente ocorre a purificação, a fim de eliminar impurezas, como enxofre, do material. Em seguida, o carbono obtido, com aspecto de pó fino, passa por elevadas temperaturas e pressões até se tornar grafite.
O próximo passo, portanto, é comprimi-lo para possibilitar o encaixe em uma cápsula metálica. Já nesse recipiente, a peça segue para a prensa, responsável por reproduzir as condições das camadas profundas da Terra, onde os diamantes se formam em um processo natural. Então, depois de cerca de 60 horas, a joia bruta está pronta e, após lapidação, polimento e certificação, pode seguir para os familiares.
Ver essa foto no Instagram