Estudo aponta: casais que evitam expor a relação nas redes sociais são mais felizes
Pesquisadores apontam que isso ocorre porque esses parceiros tendem a aproveitar melhor os momentos juntos, estabelecendo uma conexão mais forte
Todos os dias, casais ao redor do mundo compartilham fotos apaixonadas nas redes sociais, principalmente em datas como aniversários de namoro. Esses registros transparecem afeto e alegria. Entretanto, um estudo recente sugere o oposto: quem expõe menos o relacionamento online tende a ser, na verdade, mais feliz.
Comportamento dos casais nas mídias
De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Personality and Social Psychology Bulletin, os cônjuges mais afastados das mídias sociais costumam aproveitar melhor os momentos juntos. Os estudiosos ressaltam ainda que eles dificilmente sofrem influência de opiniões externas e sequer sentem necessidade da aprovação de outros indivíduos.
Assim, se mostram alegres com frequência, além de estarem mais conectados e satisfeitos com a relação. "Quando você mantém o seu relacionamento offline, tem espaço e liberdade para desenvolver e criar um vínculo íntimo", explicou o especialista em relacionamentos, Caio Bittencourt, ao site 'Alto Astral'.
Os efeitos da comparação
Em contraposição, os casais que expõem até os mínimos detalhes da convivência a dois nas redes sociais apresentam níveis mais elevados de ansiedade e insegurança. Segundo profissionais, isso ocorre porque ambos passam a sofrer com o desejo de sempre esbanjar felicidade, assim como veem outras pessoas fazendo.
Desta forma, há também um aumento da cobrança sobre o parceiro para não somente atingir as expectativas do outro, como demonstrá-las aos amigos online. "Se criam esperanças irreais, fazendo com que se espere a perfeição no seu parceiro ou parceira, o que é algo absurdo e impossível", explicou.
Além disso, os especialistas alertam que o compartilhamento excessivo abre margem para o julgamento daqueles que acreditam conhecer profundamente a vida pessoal do casal. Por isso, a pesquisa indica deixar as redes de lado e buscar compreender tanto as próprias emoções e desejos quanto os do cônjuge.
"Ao invés de se preocupar com a opinião alheia sobre o relacionamento ou mostrar para os outros só a parte boa das coisas, você pode focar mais em como você e seu parceiro se sentem um com o outro e fazer o que realmente os fazem felizes", alertou.