Durante o verão, é preciso saber cuidar dos animais domésticos, para que eles não sofram com o forte calor. Alguns buscam soluções 'próprias' para escapar. Uma das imagens marcantes do verão de 2023/2024 foi a do galo que deitou na pia cheia de água na cidade de Teresina, no Piauí.
Foto: Photo mix pixabay / Flipar
O galo viralizou nas redes sociais ao tirar um cochilo na pia cheia de água. E muita gente achou que ele estava morto. Mas a tutora Geovana esclareceu: "Gente, ele não tá morto, não, viu. Ele tá relaxando” (risos).
Foto: Reprodução de Vídeo G1 / Flipar
Chamado de ‘Galynaldo’ , o animal deu uma refrescada na 'banheira improvisada'. No Tik Tok, o vídeo logo ultrapassou sete milhões de visualizações, 600 mil curtidas e 13 mil comentários.
Foto: Reprodução de Vídeo do Tiktok / Flipar
O tutor Pablo comentou sobre o momento de visibilidade do Galynaldo, “Tem gente que entrou em contato comigo de outros países, outras páginas para postar o vídeo, dos Estados Unidos, da Arábia. Agora ele está famoso”.
Foto: Arquivo Pessoal / Flipar
Diversas outras espécies de animais de estimação buscam soluções para escapar do calor. Esta calopsita se refresca em uma bacia de água em cima do freezer.
Foto: Reproduções de vídeo TV Globo / Flipar
Já nesse canil, os bichinhos passam a maior parte do tempo em um ambiente fechado com o ar-condicionado ligado. Aliás, de acordo com o proprietário, isso não é luxo, mas, sim, necessidade.
Foto: Reproduções de vídeo TV Globo / Flipar
Isso porque os especialistas no assunto explicam que nos períodos mais quentes, o indicado é deixar os animais em ambientes climatizados e hidratá-los. O ar-condicionado deve ser mantido de forma que a umidade seja preservada.
Foto: Reproduções de vídeo TV Globo / Flipar
Além do calor, a baixa umidade relativa do ar pode afetar a saúde dos pets. Exemplo disso são os bichos com focinhos mais curtos, que, segundo os veterinários, têm uma maior dificuldade para controlar a temperatura corporal.
Foto: Reprodução/TV Globo / Flipar
O calor intenso do verão, em várias partes do Brasil, se alia à baixa umidade do ar. Isso causa uma elevação da sensação térmica. Veja algumas dicas para proteger o seu pet no verão.
Foto: tce.pi.gov.br / Flipar
Hidratação constante - Garanta que os animais tenham acesso a água fresca e limpa o tempo todo. Use recipientes amplos e, se possível, adicione pedras de gelo nos dias mais quentes para manter a água fresca.
Foto: imagem gerada por i.a. / Flipar
Evite passeios em horários quentes - Caminhe com os pets nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer. O asfalto quente pode queimar as patas, então sempre teste com a palma da sua mão antes.
Foto: freepik / Flipar
Ofereça sombra adequada - Proporcione espaços sombreados para os animais descansarem, especialmente em áreas externas. Tendas, árvores ou áreas cobertas são essenciais para proteção do calor direto.
Foto: Pixabay / Flipar
Refresque o ambiente - Use ventiladores, ar-condicionado ou abra janelas para ventilação. Nos casos de calor extremo, borrife água no animal ou ofereça toalhas úmidas para ajudá-lo a se refrescar.
Foto: Reprodução do Site Metrópole / Flipar
Dê banhos refrescantes - No calor, vale aumentar a frequência dos banhos, como fonte não apenas de higiene, mas de prazer para o animal, com água em temperatura agradável.
Foto: imagem gerada por i.a / Flipar
Monitore os sintomas de superaquecimento - Observe sinais como respiração ofegante, cansaço extremo e língua roxa. Caso identifique algum desses sintomas, leve o animal para um local fresco imediatamente.
Foto: Flipar
Forneça alimentos leves - Prefira rações ou alimentos que não exijam esforço para mastigar nos dias quentes. O calor reduz o apetite dos animais, então divida as porções ao longo do dia.
Foto: Reprodução/TV Globo / Flipar
Proteja da exposição prolongada ao sol - Evite deixar o animal exposto ao sol por períodos longos, principalmente sem água ou sombra. O risco de insolação e queimaduras aumenta significativamente.
Foto: Flipar
Planeje atividades aquáticas - Para cães que gostam de água, permita que se refresquem em piscinas rasas ou banhos rápidos. Certifique-se de que eles estejam sempre supervisionados para evitar acidentes. O passeio também pode ser em riachos com acesso autorizado para animais em ambientes naturais abertos.
Foto: Flickr Manoel Moraes Jr / Flipar
Evite o uso de focinheiras apertadas - Cães precisam arfar para regular a temperatura do corpo, então opte por modelos que permitam a respiração livre. Evitar o superaquecimento depende de sua boa oxigenação.
Foto: Adam Jones wikimedia commons / Flipar
Jamais deixe no carro sozinho - Temperaturas dentro de veículos sob o sol podem subir rapidamente, causando sérios danos ou até a morte. Nem mesmo janelas abertas são suficientes para garantir a segurança do pet.