Como pode alguém ser tímido e extrovertido ao mesmo tempo? Essa é a explicação, segundo psicóloga
Pessoas com esse perfil adoram interação social, mas são afetadas pela insegurança
Para a maioria das pessoas, é muito fácil associar alguém introvertido à timidez, afinal, quem tem esse traço de personalidade costuma apresentar uma característica muito semelhante à de indivíduos tímidos: o desconforto social. No entanto, engana-se quem pensa que somente introvertidos podem ser tímidos. Existem pessoas extrovertidas que, ao mesmo tempo, são tímidas.
Embora pareça impossível, esse fato possui uma explicação simples: nem todos os introvertidos são tímidos e, ainda que a introversão e a timidez se assemelhem, não se tratam da mesma coisa.
A timidez está relacionada ao medo do julgamento e à ansiedade em interações sociais, enquanto a introversão é uma preferência pela solidão e interações sociais menos frequentes, sem necessariamente estar ligada ao medo ou ansiedade.
Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, o MinhaVida conversou com a Janaina Samara Ramos Lagasse, psicóloga do grupo Mantevida. Ela explica que há quem possa ser espontâneo e falante entre amigos íntimos e pessoas de mais confiança, mas se sentir travado em ambientes novos ou formais.
"Isso acontece porque a timidez está mais relacionada à ansiedade social e ao medo de avaliação negativa, enquanto extroversão está ligada à energia social e à motivação para interação. Uma pessoa pode ter prazer em interações sociais, mas ainda assim se sentir insegura em situações específicas".
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
5 frases que pessoas invejosas ao seu redor costumam usar
Você sabe por que, quando você fica nervoso, dá vontade de ir ao banheiro?