Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como perder peso na corrida: professor elabora 2 estratégias

Tema é alvo constante da ciência e de esportistas amadores

30 abr 2025 - 16h32
Compartilhar
Exibir comentários

Correr denota superação ou prazer para maioria, não é mesmo? Melhor ainda quando consegue aliar essa prática para emagrecer! Dessa maneira, o professor do curso de pós-graduação em Emagrecimento & Metabolismo da Faculdade UNIGUAÇU Raphael Carvalho vai elaborar duas estratégias para perder peso na corrida.

Perder peso na corrida
Perder peso na corrida
Foto: Shutterstock / Sport Life

As duas estratégias para perder peso na corrida

Intensidade

Uma pessoa pode correr em uma maior intensidade durante 2 minutos e descansa andando em baixa intensidade por mais 2 minutos. Realize essa alternância durante todo o treino durante 30 minutos.

Alternância

Os momentos de maior intensidade podem ser dados pela velocidade (km/h). Por exemplo: uma pessoa corre durante 2 minutos a 10 km/h ou caso ela esteja na rua e não tenha como saber sua velocidade pode fazer os mesmos 2 minutos em uma velocidade em que ela mesma perceba o esforço como algo "cansativo ou muito cansativo".

Após esses 2 minutos em alta intensidade, ela faria 2 minutos em baixa intensidade, o que poderia ser a 5 km/h ou uma velocidade em que ela perceba o esforço do momento como algo "leve a moderado".

Detalhes dessa proposta para emagrecer nas pistas

Essa é a estratégia para progredir na corrida, que gera maior gasto calórico e repercussão no organismo, que aumentam a queima de gorduras. "Estudos científicos mostram de maneira bem sólida que treinar três vezes por semana por 25-30 minutos por sessões em intensidades mais elevadas já é o suficiente para obter resultados significativos para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde e contribuir para o emagrecimento", falou Raphael.

Um tipo de terreno influencia na rápida queima de calorias?

"A mudança só é válida se a pessoa mantiver a corrida na mesma intensidade do exercício e mesmo assim isso não promoveria significativas diferenças no gasto calórico. Portanto, as mudanças de terrenos seriam apenas para fazer com que a corrida seja menos monótona e talvez mais divertida. Uma outra forma de treinamento que os estudos científicos comprovam a eficácia é o treinamento resistido ou treinamento com pesos", encerrou Raphael Carvalho.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade