Como estava o espaço no dia em que você nasceu, segundo a NASA? Descubra!
No site Astronomy Picture of the Day, a agência disponibiliza imagens registradas a partir de junho de 1995
Você sabia que é possível ver como o estava o espaço no dia do seu nascimento? Desde as constelações, até planetas e buracos negros. A partir de 1995, a NASA passou a reunir imagens diárias de todo o cosmos. Hoje, as fotos estão disponíveis online. Saiba como encontrar:
Acervo do espaço
Em 2020, a agência federal dos Estados Unidos criou um site para divulgar as imagens tiradas pelo telescópio Hubble. Lançada em 1990, a tecnologia acompanha os movimentos do universo 24 horas por dia. Nesse ambiente, no entanto, era possível pesquisar os registros apenas pelo dia e mês do aniversário. Assim, o acervo mostrava uma foto da data, mas de um ano aleatório.
A fim de aprimorar a curiosidade, a NASA, então, desenvolveu o Astronomy Picture of the Day (Apod), um arquivo online onde você encontra uma imagem do exato período em que nasceu. Entretanto, estão disponíveis somente registros feitos após junho de 1995. Além da foto, o site fornece uma explicação de um astrônomo do que está sendo mostrado.
"Esta paisagem celeste interestelar se estende por mais de 4 graus através de campos estelares lotados em direção à constelação de Sagitário e à Via Láctea central. As nebulosas brilhantes e aglomerados estelares apresentados incluem paradas famosas em passeios telescópicos do cosmos: Messier 8 e Messier 20. Uma região expansiva de formação estelar com mais de cem anos-luz de diâmetro, Messier 8 também é conhecida como Nebulosa da Lagoa. A cerca de 4.000 anos-luz de distância, ela abriga um notável aglomerado de estrelas jovens e massivas", diz a descrição da imagem de 25 de junho de 2025.
Como acessar o arquivo
Para localizar o registro do seu nascimento, é necessário acessar o site do Apod. Em seguida, role a longa lista do acervo até a data desejada. Ao lado do dia, mês e ano, estará um link que irá redirecionar para a foto. No site da NASA, você também encontrará entrevistas com especialistas, cursos gratuitos de astronomia e viagens virtuais pelo cosmos.