Como adaptar doces para crianças com diabetes?
Para um adulto com diabetes, as restrições aos doces são mais fáceis de serem feitas; porém, a situação fica mais difícil para os pequenos
Para um adulto com diabetes, as restrições aos doces são mais fáceis de serem feitas. Porém, a situação fica mais difícil para crianças. Sendo assim, a endocrinologista pediátrica, Mônica Gabbay, deu algumas dicas para mães e pais adaptarem as sobremesas para os pequenos. Confira:
Crianças com diabetes podem comer doces?
Sim, crianças com diabetes podem comer doces, como o chocolate, mas com planejamento e orientação. "Mesmo crianças com diabetes tipo 1 podem comer chocolate, desde que o alimento esteja incluído no plano alimentar e dentro de uma rotina equilibrada", detalha.
Como adaptar?
Com algumas adaptações simples, é possível incluir o chocolate de forma equilibrada na rotina das crianças. "Criar momentos significativos, com atenção e afeto, ajuda a criança a perceber que a alimentação é mais sobre cuidado do que sobre açúcar", pondera a especialista.
Uma boa ideia é trocar porções grandes por quantidades menores, distribuídas ao longo do tempo, além de preferir chocolates com maior teor de cacau, que costumam ter menos açúcar. Outra dica é convidar as crianças para preparar receitas caseiras mais saudáveis. Ademais, versões diet também são uma opção, mas exigem atenção ao teor de gordura e à quantidade total de carboidratos. Por fim, frutas secas cobertas com chocolate amargo ou receitas caseiras feitas com cacau natural, adoçantes seguros e leite vegetal são outras possibilidades.