Nem sempre é questão de gosto: dificuldade de iniciar novas séries pode ser sintoma de diferentes condições psicológicas, diz psicólogo
A impaciência e o medo do arrependimento influenciam na desistência ao procurar algo novo para assistir
Gostar de rever a comédia que marcou a infância ou de assistir reprises de novelas é natural para quem precisa daquele filme conforto após um dia corrido, afinal, é comprovado cientificamente que a nostalgia é uma ótima aliada para combater o estresse.
Mas se você é daquelas pessoas que, além de assistir coisas antigas, também não consegue iniciar novas séries ou filmes, é bom ficar de olho; porque embora pareça uma escolha relacionada ao gosto pessoal, não conseguir dar uma chance ao novo é um forte indicativo de ansiedade.
Ao MinhaVida, Edilson José Ferreira, psicólogo do Grupo Mantevida, explica que nestes casos, a ansiedade está relacionada à pressão para escolher e ao receio de fazer uma escolha "errada".
Leia também: Quando estou com dor de cabeça, não tomo remédio — escuto meu primeiro CD da infância
O que pode estar por trás da dificuldade de iniciar uma nova série?
Segundo o psicólogo, a dificuldade de iniciar séries ou filmes novos pode ter relação com:
- Quadros de depressão associados a ansiedade
- Cansaço físico e mental
- TDAH (a depender do nível de dificuldade)
O especialista conta quando esse comportamento deixa de ser inofensivo para ser um sinal de alerta.
"Quando prejuízos significativos forem observados, como a recorrência disso associada a mudanças de humor, deixar de ser percebido como uma decisão simples e se tornar uma decisão difícil de tomar, até mesmo a presença de desânimo, por exemplo".
...
Veja também