Rosenbaum cria linha de móveis inspirada em Caruaru
Rosana Ferreira
O designer Marcelo Rosenbaum se inspirou em uma das maiores feiras livres do mundo para elaborar sua mais nova linha de móveis. Cores, formas e desenhos da feira de Caruaru, patrimônio cultural do Brasil, presente há mais 200 anos no agreste de Pernambuco, pincelam a coleção de 18 itens, que acaba de chegar à loja Micasa, em São Paulo, onde será vendida com exclusividade.
» Veja mais fotos dos móveis
» Chat: tecle sobre o assunto
A linha é produzida pela indústria Artefama com madeira pinus cultivada e oferece mesas, poltronas, banco, cadeira, rack, estante, bufê, armário e até cabide, lanterna de chão (luminária). Em algumas peças foram usadas cordas de fios de PET reciclados; em outras, estampas de xilogravuras exclusivas de J. Borges, um dos maiores artistas populares do Brasil, mestre na ilustração da literatura de cordel, criador do logotipo CARUARU.
Quando coloridas, as peças ganham tons que também remetem à feira: amarelo sol do agreste, azul céu do agreste, cinza guará, verde mandacaru, preto carcará e laranja caju.
"A coleção é uma homenagem ao pensamento simples, autêntico, que permite reinventar-se todo dia. Traz essa riqueza tão abundante Brasil a fora para dentro de nossas casas, como exaltação da essência do popular brasileiro", disse Rosenbaum, responsável pelo quadro
Lar Doce Lar, no programa
Caldeirão do Huck, da TV Globo.
A linha Caruaru leva o selo ecológico Biomóvel, o primeiro do país a batizar produtos feitos dentro do conceito de sustentabilidade.