PUBLICIDADE

Filtro e cano de escape ajudam a evitar entupimento na calha

12 mar 2014 07h05
ver comentários
Publicidade

A chegada do outono não traz apenas um alívio das altas temperaturas do início do ano, mas também é acompanhada pela queda das folhas das árvores. Isso pode resultar em problemas caso elas se acumulem e entupam a calha da sua casa. Confira algumas medidas para evitar que isso aconteça.

O mais comum é usar uma espécie de ralo que pode ser colocado dentro do cano de escoamento de água para impedir que ele fique entupido, afirma Francisco Ladaga, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc). “Esta é a saída que tem sido mais utilizada atualmente. O filtro é instalado na saída do bocal da calha e não permite que as folhas impeçam a passagem de água, deixando um espaço para ela escoar”, diz Ladaga.

Outra medida importante é a instalação de um “ladrão” na calha, um escape para o excesso de água no caso de ela se acumular no sistema. Se a água começar a descer pelo “ladrão” o proprietário deve ficar atento, pois isso pode indicar que há alguma obstrução no local.

“De qualquer modo, nenhum destes equipamentos substitui uma limpeza periódica da calha. Eles apenas minimizam o problema, mas o ideal é que de tempos em tempos a pessoa verifique o estado dos canos e faça uma remoção dos detritos caso seja necessário”, diz o engenheiro.

A limpeza precisa ser feita com o auxílio de uma boa escada, que não deve ser apoiada na própria calha, para evitar danificá-la. A pessoa deve usar uma luva grossa para evitar cortes na mão durante o processo, e depois de remover todos os resíduos, o ideal é usar uma mangueira para jogar água no local e verificar se a calha está funcionando direito.

Fonte: PrimaPagina
Publicidade
Publicidade