PUBLICIDADE

Piso Laminado e Piso Vinílico: Conheça as Diferenças e Saiba Qual Escolher

21 dez 2021 13h24
ver comentários
Publicidade

Uma escolha importante na hora de construir ou reformar a sua casa é a decisão sobre o piso utilizado. Além de refletir a personalidade das pessoas da casa, os pisos ajudam a modificar a percepção do espaço, fazendo com que os ambientes pareçam maiores ou menores. A função do piso vai muito além de uma questão meramente decorativa: eles também ajudam a garantir a proteção da estrutura da casa ou prédio e facilitam a limpeza, de acordo com o seu material.

Existem dois tipos de revestimentos que possuem características muito semelhantes e acabam gerando confusão e indecisão na hora da escolha. Estamos falando dos pisos laminados e pisos vinílicos. Apesar de terem características semelhantes, cada um desses pisos possui particularidades próprias e vantagens específicas. Confira e tome a decisão mais acertada de acordo com o seu objetivo!

As semelhanças entre o piso laminado e o piso vinílico

Um dos pontos que tornam os pisos laminados e pisos vinílicos semelhantes é a durabilidade. Ambos são revestimentos que possuem maior resistência e, por conta disso, tendem a durar mais. Eles também são muito práticos, podendo ser facilmente instalados e mantidos, por serem fáceis de limpar. Uma mão na roda para quem consegue realizar uma limpeza mais frequente por conta da correria do dia a dia.

Outra vantagem dos dois pisos é o conforto térmico. Alguns pisos são influenciados pela temperatura externa, tornando os ambientes extremamente quentes em dias mais abafados ou muito gelados em dias mais frios. Isso não acontece com esses dois revestimentos, pois ambos são atérmicos. Isso significa que eles não sofrem alteração por conta das mudanças de temperatura.

Quais as diferenças entre o piso laminado e piso vinílico?

1. Piso Laminado e Piso Vinílico: Piso Laminado Prime Cola 19,7×135,7cm Valência 9 Eucafloor. Fonte: ABC da Construção
1. Piso Laminado e Piso Vinílico: Piso Laminado Prime Cola 19,7×135,7cm Valência 9 Eucafloor. Fonte: ABC da Construção
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Berço Retrô Milka - Branco - L 134 x A 92 x P 77 cm
  • Cobertor Dupla Face Sherpa Flannel Aqua - 300G/M² - Berço
  • Almofada Protetora para Berço Trança em Tricô Ray - Areia - L 370 x A 20 x C 0 cm
  • Jogo de Berço Urso Polar Marfim - 8 Peças - Berço

Composição

Uma das principais diferenças entre o piso vinílico e o piso laminado é a composição. O piso vinílico é fabricado com cloreto de vinila ou PVC, dentre outros materiais, como plastificantes e cargas minerais. Já o piso laminado é composto de matéria-prima derivada da madeira, como painéis de fibra de madeira com alta densidade (HDF - High Density Fiberboard). A parte superior deste piso recebe a estampa que confere o seu visual. Essas diferenças na composição fazem com que o piso laminado seja mais rígido, enquanto o piso vinílico é mais flexível. 

Manutenção

Apesar de ambos os revestimentos serem fáceis de limpar, cada um deles necessita de uma manutenção específica, por conta de sua composição. Como o piso laminado é composto por madeira, não é recomendável que ele tenha contato com água durante a limpeza. Isso pode gerar apodrecimento do revestimento ao longo do tempo. 

A manutenção do piso vinílico depende de como foi feita a sua aplicação. Pisos vinílicos colados não podem ficar muito tempo submersos em água, pois isso pode gerar o descolamento das placas. Já os vinílicos clicados devem ser lavados com pano úmido, água e detergente.

Compre produtos desta foto:

  • Buffet Classic - Branco - L 165 x A 79 x P 41 cm
  • Mesa de Jantar em Madeira Alpes Retangular - Natural - L 210 x A 76 x P 100 cm
  • Cadeira de Madeira Verona - Bege - L 40 x A 86 x P 55 cm
  • Plantas Secas com Vaso Julia - Laranja - L 40 x A 35 x P 40 cm

Texturas e formatos

Os pisos vinílicos possuem diversos formatos, texturas e cores, tais como placas, réguas ou mantas, por exemplo. As texturas são muito diversificadas, indo desde um estilo mais rústico, como a madeira, até algo mais contemporâneo. Já os laminados vêm nos formatos de régua. Suas texturas e cores são menos variadas, não fugindo muito dos tons amadeirados. 

Vantagens do piso laminado e do piso vinílico

Compre produtos desta foto:

  • Edredom Metropolitan - 180 Fios - Casal
  • Capa de Almofada Handmade Benoite - L 50 cm x C 50 cm
  • Travesseiro Viscoelástico Nasa Ramona - Branco - L 70 x A 15 x P 50 cm
  • Abajur Catherine Concreto - Bivolt - A 12 x D 9 cm

Piso Laminado

O piso laminado possui facilidades na instalação, tanto em relação ao custo-benefício, quanto à praticidade. Ele pode ter a aplicação de 50m2 em apenas um dia! Uma vantagem é que ele pode ser aplicado inclusive sobre pisos existentes, caso eles estejam nivelados e sem buracos. Além disso, a instalação é sem sujeira. Nada de ficar dias lavando as impurezas deixadas pela obra!

Outra vantagem é que ele pode ser desmontado e levado para outro lugar, em casos de mudança. Também possui uma durabilidade excelente, numa média de 5 a 16 anos. Ele é indicado para áreas residenciais de média circulação, como quartos e corredores, e comerciais com baixo tráfego. 

Essa é a escolha certa para quem busca um material ecologicamente correto. A maioria dos fabricantes têm adotado madeira reflorestada com certificado, utilizada na produção desse tipo de piso.

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Pratos Rasos em Cerâmica Greta 06 Pessoas - Branco e Cinza - D 29 x A 2,7 cm
  • Guardanapo Hapiness - Bege - L 30 x C 30 cm
  • Jogo de Taças para Vinho Tinto Lily - Transparente - L 11 x A 24 x P 11 cm
  • Jogo de Talheres em Inox Kachi Bambu Classic - 01 Pessoa

Piso Vinílico

Uma das grandes vantagens desse tipo de piso é o seu excelente desempenho acústico. Ele é uma ótima opção de aplicação para ambientes que necessitam de um pouco mais de silêncio. Vale destacar, no entanto, que outro benefício é a aplicação facilitada em grandes áreas sem a necessidade de perfis de transição, como o laminado. Isso acaba gerando um visual limpo e facilita a manutenção.

O piso vinílico é a escolha ideal para quem possui um animal de estimação em casa. Ele é um produto hipoalergênico, ou seja, antialérgico. Além disso, é fabricado em um material confortável, que não machuca as patas dos animais.

Vale destacar que esse material possui uma durabilidade muito boa, numa média de 8 a 15 anos, dependendo do fabricante e da manutenção do mesmo.

Com essas dicas, agora ficou muito mais fácil escolher o piso para a sua obra ou reforma, né? A ABC da Construção garante os melhores preços e condições.

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade