PUBLICIDADE

Esquadrias de Alumínio: +86 Projetos, 5 Tipos e Dicas de Como Limpar

2 ago 2022 - 16h36
Ver comentários

Quem já acompanhou a reforma ou construção de uma casa sabe: escolher as portas e janelas do imóvel é uma das tarefas mais importantes. Isso pode ser visto no fato de existir uma série de modelos no mercado, estes que trabalham com diferentes materiais. Um exemplo disso são as esquadrias de alumínio, que dão forma a janelas e portas, além de guarda corpos, balaustres e muito mais.

As esquadrias de alumínio, inclusive, possuem uma grande variedade por si só, já que é possível encontrar modelos de cores, formatos e tamanhos diferentes. As esquadrias de alumínio branco e as esquadrias de alumínio preto, por exemplo, são tipos comuns, mas ainda há quem prefira modelos mais coloridos, o que também vale para os acessórios de esquadrias de alumínio.

1. As esquadrias de alumínio são vantajosas em muitos sentidos. Foto: The Architecture Designs

Essa variedade, no entanto, não é a única vantagem das esquadrias de alumínio. Uma simples janela de esquadrias de alumínio, por exemplo, oferece uma série de benefícios, como por exemplo uma maior proteção térmica e facilidade na limpeza. Diferente de muitos outros tipos de janelas, portanto, aprender como limpar as esquadrias de alumínio não é algo muito difícil.

Se você está na fase da reforma de sua casa em que as janelas e as portas são uma questão importante, veio ao lugar certo. Continue lendo nosso texto e confira uma série de informações mais do que importantes sobre o preço das esquadrias de alumínio e muitos outros fatores. Aproveite e veja nossa galeria com modelos de esquadrias de alumínio que com certeza vão te servir de inspiração.

Tudo sobre a janela de esquadrias de alumínio

A janela de esquadrias de alumínio é uma das principais representantes do material. É muito comum encontrar casas que a utilizem em quartos, banheiros e até mesmo salas de estar, apesar de este ser um cômodo que costuma trabalhar com janelas de materiais mais nobres. Em termos de qualidade, no entanto, a janela de esquadrias de alumínio possui para dar e vender e isso é o que explica sua popularidade.

Um exemplo disso é o fato de as esquadrias de alumínio serem muito duráveis, com uma resistência de alta qualidade que impede a presença de ferrugens e qualquer outro tipo de avaria. Isso ainda é complementado pela fácil instalação e manutenção das esquadrias de alumínio, que funcionam de forma acessível e não te obriga a gastar com profissionais qualificados na área.

2. As janelas são ótimos representantes das esquadrias de alumínio. Foto: Total Construção

Tipos de esquadrias de alumínio

No mercado é possível encontrar diferentes modelos de esquadrias de alumínio. Confira abaixo alguns tipos de esquadrias de alumínio que podem fazer parte do seu projeto.

Veja 5 tipos de esquadrias de alumínio

  1. Esquadrias de alumínio de abrir: é o modelo mais convencional de esquadrias de alumínio;
  2. Esquadrias de alumínio de correr: esse modelo se encaixa tanto para portas quanto para janelas de correr;
  3. Esquadrias de alumínio basculante: muito usado em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, essa janela possui uma abertura acionada por meio de uma haste lateral, de maneira que as folhas abram de dentro para fora;
  4. Maxim ares de alumínio: esse modelo de janela oferece uma grande circulação de ar no ambiente, uma vez que possui abertura total geralmente acionada por uma haste que empurra a folha para fora;
  5. Esquadrias de alumínio oscilo batente: também conhecida como janela de abrir e tombar, é uma janela que pode ser aberta "tombando" a folha para baixo ou abrindo-a de modo convencional.
3. Ambiente integrado com esquadrias de alumínio branca de correr. Fonte: Luciana Latorre

As vantagens decorativas das esquadrias de alumínio branco

Falando do papel decorativo das janelas ou portas, os modelos mais queridos são as esquadrias de alumínio branco, que de fato possuem a grande vantagem de serem facilmente harmonizadas com outros elementos. Em uma cozinha, por exemplo, as esquadrias de alumínio branco são perfeitas por oferecerem ao cômodo uma sensação de ambiente mais discreto e clean, algo muito importante para cômodos funcionais.

4. A popularidade das esquadrias de alumínio é muito grande. Projeto de Priscilla Fernandes Arquitetura

Além disso, com as esquadrias de alumínio branco você pode aproveitar para ousar em outros elementos da casa. Uma boa pintura colorida é interessante e facilmente harmonizável a peças mais discretas, como a janela ou a porta de esquadrias de alumínio branco. Uma boa cortina também pode fazer toda a diferença, por isso não deixe de optar por um modelo mais chamativo e que complemente as vantagens decorativas da janela.

As vantagens decorativas das esquadrias de alumínio preto

As esquadrias de alumínio preto também possuem muitas vantagens decorativas, dentre elas o fato de ser um ótimo exemplar de decorações modernas. Uma porta de vidro com esquadrias de alumínio preto, por exemplo, representa muito bem o estilo mais modernista, além de passar uma maior sensação de funcionalidade e promover a iluminação natural que é importante para a casa.

5. A esquadrias de alumínio também são muito versáteis. Projeto de ODVO Arquitetura e Urbanismo

No entanto, é válido ressaltar que as esquadrias de alumínio preto podem descascar com mais facilidade, o que certamente fará com que a beleza da peça fique prejudicada, assim como a decoração do imóvel. Para que isso não ocorra, opte por instalar as esquadrias de alumínio preto em um local em que você tenha a certeza de que avarias não acontecerão, como por exemplo áreas internas e de pouco uso.

Vale a pena comprar um kit de acessórios para esquadrias de alumínio?

Apesar de as esquadrias de alumínio serem ótimos exemplos de durabilidade e resistência, a verdade é que a depender do imóvel em que serão instaladas, assim como as condições as quais estarão sujeitas, podem ser necessários alguns reparos eventuais. Para isso são necessários os acessórios para esquadrias de alumínio, ou seja, as peças que promovem o funcionamento da janela ou da porta.

6. As esquadrias de alumínio possuem manutenção simples. Projeto de Iara Kilaris

Justamente por isso, há quem opte por comprar um kit de acessórios para esquadrias de alumínio junto da peça. A pergunta que fica, no entanto, é se essa prevenção é realmente necessária. De modo geral, não recomendamos que isso seja feito, pois será um gasto dificilmente aproveitável. O ideal é cuidar ao máximo das esquadrias de alumínio e assim evitar manutenções, por mais simples que elas sejam.

Como limpar esquadrias de alumínio?

Como já adiantamos, aprender como limpar esquadrias de alumínio não é algo difícil, já que uma das principais vantagens dessa peça é o fato de ser muito tranquila em termos de limpeza e manutenção. Dito isso, é necessário apenas estabelecer que a limpeza das esquadrias de alumínio depende muito de sua exposição. Ou seja, as que ficam em partes externas da casa, como varanda, terraços etc., devem ser limpas de forma diferente das que ficam na interna.

7. A limpeza das esquadrias de alumínio também é muito simples. Projeto de INÁ Arquitetura

Se as esquadrias de alumínio forem externas, use um detergente de roupas, água morna e um pano. Limpe de cima para baixo e evite que a sujeira escorra. No caso das esquadrias de alumínio internas, o ideal é que apenas a água seja utilizada, com exceções apenas para produtos específicos. Nesse caso, o pano úmido também deve ser utilizado, mas toda água excedente deve ser seca de alguma forma, já que as esquadrias não estarão expostas ao sol.

Pronto! Agora você já sabe como limpar esquadrias de alumínio!

Qual o preço médio de esquadrias de alumínio?

Por mais que as vantagens aqui citadas sejam ótimos motivos para você comprar as esquadrias de alumínio, a verdade é que o preço sempre fala mais alto. Estabelecer um valor fixo como o preço das esquadrias de alumínio, no entanto, é algo muito difícil, já que existem muitos modelos no mercado, que inclusive são produzidos por diferentes fabricantes. Dito isso, vamos estabelecer como objeto de amostragem uma janela de tamanho médio e com 4 folhas.

Nesse sentido, o preço das esquadrias de alumínio varia entre R$ 300,00 e R$ 600,00, por mais que ainda seja possível encontrar modelos mais caros no mercado. O valor decai principalmente sobre a mão de obra da serralheria e a qualidade do material, por isso é importante analisar as características e se certificar de que você está realmente comprando um modelo de alumínio e com boas peças de fabricação.

8. As esquadrias de alumínio também são em geral baratas. Foto: Wowow Home Magazine

Assista o vídeo e confira mais detalhes sobre esquadrias de alumínio

Gostou das dicas? Então confira nossa galeria repleta de modelos de esquadrias de alumínio

9. Quartos usam muito as esquadrias de alumínio. Projeto de Gabriel Valdivieso
10. As esquadrias de alumínio preto é muito elegante. Projeto de Ilha Arquitetura
11. Casas modernas usam muito as esquadrias de alumínio. Foto: Homify
12. Esta casa usa esquadrias de alumínio com vidros. Projeto de Iara Kilaris
13. É possível encontrar até mesmo esquadrias de alumínio vermelhas. Projeto de Casa Aberta
14. As esquadrias de alumínio são em geral a principal escolha dos brasileiros. Projeto de Studio Canto Arquitetura
15. Banheiros são ótimos para ter esquadrias de alumínio. Projeto de Tetriz Arquitetura Interiores
16. A abertura da janela de esquadrias de alumínio é variada. Projeto de Casa Aberta
17. Portas em esquadrias de alumínio são perfeitas para casas de campo. Foto: GoPillar
18. As esquadrias de alumínio fazem toda a diferença em uma casa. Projeto de INÁ Arquitetura
19. Esta casa usa as esquadrias de alumínio para contrastar com a madeira. Foto: Revista Viva Decora.
20. Esta casa é moderna e brinca com as esquadrias de alumínio branco. Projeto de Iara Kilaris
21. As esquadrias de alumínio são perfeitas para uma boa casa moderna. Foto: Imovel Web
22. As esquadrias de alumínio podem ser utilizadas em curvas. Foto: Olegário de Sá & Gilberto Cioni
23. As esquadrias de alumínio são muito funcionais. Foto: Imovel Web
24. As esquadrias de alumínio dificilmente enferrujam. Projeto de Iara Kilaris
25. As esquadrias de alumínio são fortes e não deformam. Projeto de Eduarda Corrêa
26. As esquadrias de alumínio são facilmente moldáveis, por isso são ótimos para casas modernas. Projeto de Iara Kilaris
27. Estabelecimentos comerciais usam muito as esquadrias de alumínio. Foto: ArchDaily
28. As esquadrias de alumínio podem ter muitas folhas. Projeto de Jacomo Botter
29. Boas esquadrias de alumínio são leves e resistentes. Projeto de Inside Arquitetura e Design
30. Esquadrias de alumínio não carregam o ambiente. Projeto de Angela Damasceno Werneck
31. Esta casa possui as esquadrias de alumínio como os principais elementos da decoração. Foto: Tatiana Mathias Melotti
32. Casas ganham muito ao optarem pelas esquadrias de alumínio. Foto: Revista Viva Decora.
33. As esquadrias de alumínio são ótimos isoladores acústicos. Projeto de Guardini Stancati Arquitetura + Design
34. As esquadrias de alumínio aceiram vidros duplos. Projeto de Ubá Arquitetura
35. Temos aqui um uso interessante das esquadrias de alumínio como elemento contrastivo. Foto: Dynamica Casas Pré Fabricadas
36. A casa inteira pode contar com as esquadrias de alumínio. Foto: Fatos e Eventos
37. As esquadrias de alumínio com proteção em vidro são muito comum. Foto: Fernandes Duarte
38. As esquadrias de alumínio com vidro são perfeitas para iluminar os ambientes. Projeto de Leonardo Muller
39. As esquadrias de alumínio podem ser utilizadas de muitas formas. Projeto de Iara Kilaris
40. Esta casa moderna se destaca pelas esquadrias de alumínio. Foto: Houzz
41. As esquadrias de alumínio ainda precisam ser protegidas. Foto: La Maison Jolie
42. As esquadrias de alumínio são as opções mais comuns para banheiros. Projeto de Idealizzare Arquitetos – Consultoria em Projetos
43. Cozinhas também usam muito as esquadrias de alumínio. Projeto de Camila Heringer
44. Casas de luxo usam muito as esquadrias de alumínio. Foto: Wattpad
45. As esquadrias de alumínio oferecem grande estabilidade dimensional. Projeto de Mauren Buest
46. Para garantir uma boa iluminação natural, não há nada melhor que as esquadrias de alumínio. Projeto de Eduarda Corrêa
47. As fachadas ficam cheias de beleza com as esquadrias de alumínio. Fonte: Arkpad
48. Varanda gourmet com esquadrias de alumínio de correr. Fonte: Cristina Reinert
49. Sala com janelas em esquadrias de alumínio branca, pendente de cristal e parede com revestimento 3D. Fonte: Iara Kilaris
50. Sala de TV com papel de parede listrado e janela de alumínio. Fonte: Migs Arquitetura
51. Porta de entrada com vidro e esquadrias de alumínio preta. Fonte: Arkpad
52. Quarto infantil com janela em esquadrias de alumínio. Fonte: Buji Decoração Reuso
53. Porta camarão com esquadrias de alumínio preta. Fonte: Arkpad
54. Porta com esquadria de alumínio branco e vidro verde. Fonte: Decor Facil
55. Hall de entrada com pedras naturais e portas de vidro com esquadrias de alumínio preta. Fonte: Arkpad
56. Janelas de fachada com esquadras de alumínio branca. Fonte: Mgda Roberto da Silva Santos
57. Fachadas de casas modernas com esquadrias de alumínio. Fonte: Arkpad
58. Fachada moderna com janelas amplas e esquadrias de alumínio. Fonte: Jessica Carine Cunha
59. Fachada moderna com janelas largas de vidro e esquadrias de alumínio branco. Fonte: BPA Arquitetura
60. Fachada com estrada de madeira e janelas com esquadrias de alumínio. Fonte: Jannini Sagarra Arquitetura
61. Fachada com portão metálico e janela com esquadrias de alumínio preta. Fonte: INÁ Arquitetura
62. Fachada de casa escura com esquadrias de alumínio branca. Fonte: Torres e Bello Arquitetos
63. Esquadrias de alumínio preta para porta de correr. Fonte: Diandra Artianti
64. Fachada de pedra com portão metálico e janelas em esquadrias de alumínio. Fonte: Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual Ltda.
65. Esquadrias de alumínio preta e porta vermelha. Fonte: ODVO Arquitetura e Urbanismo
66. Esquadrias de alumínio preta e vidro canelado separam os ambientes do imóvel. Fonte: Histórias de Casa
67. Esquadria de alumínio preta na estrutura da parede de vidro. Fonte: Total Construção
68. Decoração estilosa com esquadrias de alumínio preto e vidro. Fonte: Dcore Você
69. Esquadria de alumínio preta e vidro fosco garantem a privacidade do ambiente. Fonte: Decor Fácil
70. Cozinha clean com janela de vidro e esquadria de alumínio. Fonte: Decor Facil
71. Decoração clean com esquadrias de alumínio branca. Fonte: IndiaMart
72. Casa estilo industrial com esquadrias de alumínio preta. Fonte: Decor Fácil
73. Casas modernas com esquadrias de alumínio e vidros. Fonte: Arkpad
74. Casa com janela guilhotina e esquadrias de alumínio branca. Fonte: Decor Fácil
75. Casa com pé direito alto e janelas com esquadrias de alumínio. Fonte: Gislene Lopes
76. As esquadrias de alumínio trazem um toque mais elegante para a fachada do imóvel. Fonte: Arkpad
77. As esquadrias de alumínio preta marcam presença na fachada do imóvel. Fonte: HAUS Arquitetrua
78. As esquadrias de alumínio preto e os vidros permitem a visão da área externa. Fonte: Arkpad
79. As esquadrias de alumínio podem ser feitas sob medida para o seu ambiente. Fonte: Decor Fácil
80. As esquadrias de alumínio preta marcam presença na fachada desse imóvel. Fonte: Decoratorist
81. As esquadrias de alumínio podem assumir diferentes tonalidades. Fonte: Bladihaus Arquitetura
82. As esquadrias de alumínio podem ganhar um toque de cor diferenciado. Fonte: Arkpad
83. As esquadrias de alumínio branca trazem segurança para a varanda do apartamento. Fonte: Decor Fácil
84. As esquadrias de alumínio deixam a fachada mais clean e moderna. Fonte: Decor Fácil
85. As esquadrias de alumínio ganham destaque nessa fachada. Fonte: Decor Fácil
86. As esquadrias de alumínio fazem toda a diferença para uma casa. Foto: Habitissimo
Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade