Conheça detalhes da decoração da casa do 'BBB 13'
O reality show Big Brother Brasil chega a sua 13ª edição. E a casa mais vigiada do País ganhou uma nova decoração para essa temporada. A proposta da cenógrafa Leila Pinheiro era construir ambientes recheados de objetos retrôs, com muitas cores e um toque de futurismo. “Não existe mais tempo em decoração. Hoje em dia é possível colocar todas as épocas juntas com harmonia em um mesmo ambiente”, defende a arquiteta e decoradora Cristina Wehba.
A casa é dividida em diversos ambientes, que sempre trazem a dualidade entre o antigo e o contemporâneo. Logo na entrada uma cômoda com carinha de vovó se contrapõe à cozinha que aparece logo ao lado. “A cozinha é o ambiente que mais sofreu modificações nos últimos anos em termos de proposta de decoração. Hoje as pessoas passam mais tempo na cozinha, especialmente quando formam ambientes integrados com a sala de jantar ou a copa. As pessoas agora investem mais para criar uma cozinha mais aconchegante, oposta ao minimalismo que predominava antes”, afirma Cristina.
A cozinha do BBB, planejada pela New Móveis, possui nuances geométricas e traz cores fortes como preto, azul e principalmente o vermelho. A mesa redonda moderna é rodeada de cadeiras de estilo retrô que seguem dois padrões diferentes. “Usar objetos descoordenados, mas que combinam, sendo, por exemplo, da mesma cor, reforça o ar de ‘casinha’, dando uma cara de lar com identidade própria”, diz Cristina.
Apesar de bem montada, o design carregado da cozinha pode torná-la cansativa. "Para o programa vale a dose a mais de vibração. Sou a favor da utilização de cores, grafismos, texturas, porém com moderação e de acordo com a personalidade do usuário", afirma a arquiteta Fabiana Gimenez. De acordo com Leila, o excesso de vermelho e de informações tem o objetivo de fato de incomodar. “O ambiente está legal para uma temporada, reúne tendências, mas se colocar algo assim em sua casa vai enjoar muito rápido”, diz Cristina.
O já conhecido prato giratório está de volta. Segundo Cristina, esse artigo é antigo, mas se popularizou depois de aparecer no primeiro BBB. “Ele se encaixa no conceito muito em alta do 'faça você mesmo'. Tem a ver com a praticidade e é muito usado por famílias grandes”, explica.
Os participantes da casa se dividem em três quartos com decorações temáticas: o do líder, o biblioteca e o brechó. O primeiro possui coroas estampando a parede e é decorado com objetos pretos, dourados, vermelhos e transparentes. “Essas cores remetem a um palácio, criando um ambiente com essa temática de realeza mesmo”, observa Cristina.
Já o quarto biblioteca é recheado de objetos e móveis clássicos e com cara de antigos. Livros e mapas também fazem parte da decoração. Em meio a tudo isso as camas aparecem revestidas de cores fortes e alegres formando um contraponto. "A mistura do clássico e contemporâneo é sempre bem vinda, desde que haja uma harmonia nas proporções das peças, coordenação de cores, estampas e texturas, para que o conjunto fique agradável", defende Fabiana.
Para Cristina, o quarto biblioteca não tem características normais que se buscam em um quarto, é um ambiente sem privacidade e fortemente temático, pouco aplicável em uma casa real. O banheiro, com parede em alto relevo, segundo ela, também não funciona tão bem em uma residência. “Apesar de bonito, esse tipo de revestimento acumula sujeira e é difícil de limpar. Normalmente optamos por coisas mais práticas para o banheiro”, explica Cristina.
O espaço da biblioteca contém também uma segunda cozinha, com uma mesa de jantar feita de madeira de demolição e um conjunto de cadeiras de ferro. "Apesar de objetos com cara de antigo, esse conjunto ficou conteporâneo. A madeira rústica funciona muito bem para criar ambientes aconchegantes mesmo em casas e apartamentos na cidade", defende Cristina
“O quarto brechó parece uma loja. Ele traz o exagero da tendência de criar ambientes superdecorados”, defende Cristina. O ambiente, que reúne muitos objetos como esculturas, relógios-cuco e molduras, é carregado. "Para um quarto, local de repouso e tranquilidade, acho que tem referências e estímulos demais. Porém, essa ideia aplicada em um lavabo, um ambiente de curta permanência e voltado para visitas, seria algo surpreendente e sofisticado", afirma Fabiana. A parede decorada com molduras coloridas, segundo Cristina, vem sendo bastante usada seguindo uma linha de ambiente personalizado, pois mesmo que a pessoa compre os objetos prontos as combinações e distribuições dão uma cara diferente para cada lugar. “A roupa de cama reúne retalhos que são uma coisa ‘vovó’ com o jeans que é jovem, então funciona bem nesse contexto de mistura entre épocas”, diz Cristina.
Na sala o que mais chama atenção é o sofá curvo. Segundo Lelila, ele aconchega mais e obriga os participantes a se olharem. De acordo com Cristina, o sofá meia-lua é uma peça característica dos anos 70. Para Fabiana o móvel é um dos artigos do BBB que funcionariam perfeitamente em uma casa real, assim como o hall de entrada e a área da piscina. "Para aplicar essas ideias é preciso apenas moderação para a decoração não cansar e saturas os olhos", defende ela.
Já na área externa é o moderno que predomina. “As paredes decoradas estão em alta. Essas pinturas costomizadas de artistas têm tudo a ver com a ideia de ambiente personalizado e exclusivo”, afirma Cristina. O adesivo de parede aparece aqui como uma alternativa mais prática e acessível. A escultura do cachorro presente no quintal da casa vai de encontro com outra tendência apontada pela arquiteta: o uso de animais na decoração. “Antes essa coisa de bichinho era considerada brega. Agora os objetos se modernizaram e estão na moda. Na casa do BBB objetos decorativos de animais aparecem em outros ambientes também”, afirma ela.