Conheça as ervas mais usadas
Coneça as ervas mais usadas e crie uma horta repleta de temperos frescos para toda a sua família:
Manjericão
- erva muito utilizada na cozinha de vários países para temperar molhos de tomate, saladas, omeletes, pizzas e sanduíches. Acrescente as folhas da erva no prato cozido para finalizar. Quando florir, corte o pendão floral para dar mais longevidade à planta.
Salsinha
- erva de sabor suave, muito apreciada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Existem dois tipos de folhas, lisas e frisadas. Mas ambas têm sabor semelhante e podem temperar vários tipos de pratos como saladas, molhos, sopas, cozidos e farofas, entre outros.
Cebolinha
- erva originária do Mediterrâneo, seu sabor lembra a mirra (planta usada como incenso, em perfumes e unguentos). Ideal para omeletes, vinagretes, sopas, saladas e assados. Deve ser acrescentada ao prato no final do cozimento. Ao contrário das demais ervas, a cebolinha não gosta de sol, por isso deve ser cultivada à sombra de plantas de maior porte, como o alecrim.
Alecrim
- de sabor adocicado, é ideal para carnes, especialmente porco e carneiro. Seus ramos também podem ajudar a decorar os pratos. Seu ciclo é perene, ou seja, a erva cresce o ano inteiro.
Hortelã
- base da culinária árabe no quesito temperos, essa erva perfumada e aromática é usada em sucos, chás, molhos, assados e grelhados. A hortelã deve ser plantada em lugar de sombra e luz indireta. Na hora de colher, retire as pontas em crescimento para estimular os brotos laterais.
Orégano
- seu sabor forte e aromático combina com molhos à base de tomate, omeletes, assados e receitas que levam queijo. A versão fresca é bem diferente da erva desidratada encontrada em supermercados, cujo sabor tem amargor mais acentuado.