PUBLICIDADE

Como pendurar uma rede de balanço em casa com segurança?

Aprenda como escolher os acessórios ideais para instalar uma rede em sua casa

15 mai 2024 - 19h09
Compartilhar
Exibir comentários

Que tal descansar se balançando em uma rede em casa ou no apartamento? O acessório vem ganhando adeptos pelo conforto e praticidade, além de dar um charme para a decoração. No entanto, para quem nunca instalou uma rede em casa, o time da Silvana ASSA ABLOY separou algumas dicas e recomendações para realizar o serviço de uma maneira segura, sem danificar as paredes e evitando o risco de quedas.

Escolha o melhores armador para redes

-
-
Foto: Silvana ASSA ABLOY/Divulgação / Casa.com

Antes mesmo de escolher a rede, é preciso selecionar o armador correto. Para isso, é preciso verificar duas coisas: qual o tipo de parede e em qual ambiente ficará o acessório. "O armador é componente indispensável para manter a rede estendida e firme, garantindo a segurança dos usuários. Pode ser feito de aço inox, latão ou aço carbono, e deve obedecer aos tipos de paredes indicadas para uso, a capacidade de carga e a distância ideal entre o armador de rede e o solo", explica a empresa.

Quantos quilos uma rede suporta?

Projeto de Palladino Arquitetura.
Projeto de Palladino Arquitetura.
Foto: Henrique Ribeiro, da Photuns/Casa.com.br / Casa.com

Depois de escolher o modelo do gancho, é preciso escolher o material e a capacidade de cada um. Para ambientes internos, os armadores de rede de aço carbono são ideais, já para ambientes externos e regiões litorâneas, o mais recomendado é optar pelo aço inox ou latão, matérias-primas que possuem maior resistência.

Existem armadores para todos os tipos de necessidades, mas os mais usados são os armadores que suportam até 150 kg e que podem ser usados em paredes de madeira ou de alvenaria. Porém, também existem ganchos especiais que suportam até 500 kg e são indicados para instalação de redes e balanços no teto.

Quais acessórios existem?

Projeto de Marcela Fazio.
Projeto de Marcela Fazio.
Foto: Erika Waldmann/Casa.com.br / Casa.com

Uma série de acessórios permite adequar cada projeto. Entre as opções, há as correntes para rede que têm como objetivo oferecer o ajuste do alongamento das redes com mais segurança no balançar, o encurtador de rede que possibilita diminuir o tamanho em até 50 cm, possibilitando usar em locais pequenos como varandas, corredores e cômodos menores e as molas para rede que oferecem mais conforto e suavidade no movimento.

Como calcular a distância e a altura da rede?

Projeto de Geração Arquitetura.
Projeto de Geração Arquitetura.
Foto: Rafael Annaruamma /Casa.com.br / Casa.com

Com os acessórios devidamente escolhidos, chegou a hora da instalação. A distância ideal entre um armador e outro depende do tamanho da rede. Um dos cálculos mais utilizados é subtrair um metro do comprimento da rede, explica o especialista da Silvana ASSA ABLOY. "Ou seja, se você comprou uma rede de descanso que possui 3,50 metros, a distância ideal entre um armador e outro será de 2,50 metros, com uma pequena margem de tolerância. Isso é para evitar que a rede fique muito próxima ao solo", ensina.

Projeto de Morada 3112.
Projeto de Morada 3112.
Foto: Julia Totoli/Casa.com.br / Casa.com

Geralmente, o aconselhável é que ao se sentar na rede o usuário permaneça a 40 cm do chão. Para isso, a altura dos ganchos também é importante, no entanto, não há um cálculo específico para isso, o padrão é que os armadores sejam fixados a cerca de 2 m de altura, garantindo com que a rede de descanso permaneça estável e confortável para curtir bons momentos de relaxamento e diversão.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade