PUBLICIDADE

7 exemplos de arquitetura submarina

As obras incluem museus, restaurantes e hotéis, projetados para criar maior conscientização a respeito do impacto humano sobre o oceano

26 jun 2022 - 19h28
Ver comentários
Publicidade
-
-
Foto: Reprodução/Dezeen / Casa.com

De um centro de pesquisa a ser construído no fundo do oceano a uma casa de férias com vista direta para o mar, os arquitetos estão criando inúmeras estruturas que ficam submersas na água.

-
-
Foto: Reprodução/Dezeen / Casa.com

Com a crescente conscientização e preocupação ambiental sobre o impacto que a atividade humana tem nos oceanos do planeta, muitas dessas estruturas são projetadas para ajudar as pessoas a apreciar a importância das ecologias marinhas.

Aqui estão sete construções subaquáticas e propostas que demonstram o que é possível construir debaixo d'água:

1. "Under", Noruega, por Snøhetta

Hotel submarino na Noruega
Hotel submarino na Noruega
Foto: Timon Koch/Reprodução / Casa.com

Apropriadamente chamado Under, este restaurante está submerso nas águas do Mar do Norte que circundam a remota vila norueguesa de Båly. Com uma planta de 495 metros quadrados, o estúdio de arquitetura Snøhetta afirma que é o "maior restaurante subaquático do mundo".

Projetado para se assemelhar a um periscópio afundado, o restaurante é composto por um tubo de concreto aparente com janelas panorâmicas de acrílico. Além de oferecer aos clientes um local para comer, será usado como centro de pesquisa marinha.

2. The Muraka, Maldivas, de Ahmed Saleem e Yuji Yamazaki

Hotel submarina nas Maldivas.
Hotel submarina nas Maldivas.
Foto: Justin Nicholas/Reprodução / Casa.com

Esta casa de férias privada nas Maldivas tem uma suíte semelhante a um aquário envolta em paredes curvas de acrílico de sete polegadas de espessura, onde os hóspedes podem observar a vida marinha.

Chamada The Muraka, a casa de férias subaquática projetada pelo arquiteto Ahmed Saleem e pelo estúdio de Nova York Yuji Yamazaki também tem uma cozinha, área de estar e jantar e três quartos posicionados acima da água.

3. Australian Underwater Discovery Centre, Austrália, por Baca Architects

Centro de pesquisa submarino na Austrália.
Centro de pesquisa submarino na Austrália.
Foto: Baca Architects/Reprodução / Casa.com

Projetado para ser construído a dois quilômetros de terra no cais de Busselton, na Austrália Ocidental, o Australian Underwater Discovery Centre foi planejado pelo estúdio de arquitetura Baca Architects para imitar a forma de uma baleia emergindo do mar.

Os visitantes do centro poderão olhar por uma grande janela para o fundo do oceano, e observar os habitats marinhos de Geographe Bay.

4. The ReefLine, EUA, por OMA

Parque de esculturas submarino, em Miami.
Parque de esculturas submarino, em Miami.
Foto: OMA/Reprodução / Casa.com

O ReefLine é um parque de esculturas subaquáticas de 11 quilômetros de extensão, construído pelo estúdio de arquitetura OMA ao longo da costa de Miami Beach. Ele contará com instalações que só podem ser vistas durante o mergulho.

A equipe de biólogos marinhos, pesquisadores, arquitetos e engenheiros costeiros que trabalham no projeto espera que ele aumente a conscientização sobre o impacto negativo que as mudanças climáticas estão causando nos recifes de coral e no aumento do nível do mar.

5. Underwater Museum of Cannes, France, por Jason deCaires Taylor

Museu submarino em Cannes
Museu submarino em Cannes
Foto: Jason deCaires Taylor/Reprodução / Casa.com

Localizado a três metros sob o Mar Mediterrâneo, perto da ilha de Sainte-Marguerite, é um museu subaquático que contém seis grandes esculturas modeladas em ilhéus locais.

A instalação permanente forma o Museu Subaquático de Cannes, projetado para chamar a atenção para o ambiente oceânico e o impacto da atividade humana na vida marinha.

6. Docking the Amsterdam, Holanda, por ZJA

Museu submarino nos Países Baixos.
Museu submarino nos Países Baixos.
Foto: ZJA/Reprodução / Casa.com

Com inauguração prevista para 2025, o Docking the Amsterdam é um museu na Holanda que abrigará os destroços do navio histórico Amsterdam.

O estúdio de arquitetura ZJA planeja construir um tanque de vidro ao redor do navio naufragado de 40 metros de comprimento, permitindo que os visitantes o vejam de todos os ângulos. Eles também poderão aprender sobre a história marítima holandesa nos espaços de exposição do museu.

7. Proteus, Caribe, de Yves Behar

Centro de pesquisa submarino, no Caribe.
Centro de pesquisa submarino, no Caribe.
Foto: Yves Behar/Reprodução / Casa.com

O designer suíço Yves Behar projetou o Proteus, uma estação de pesquisa pressurizada subaquática para o Fabien Cousteau Ocean Learning Center - um centro conservacionista oceânico francês.

Aclamado como o equivalente oceânico à Estação Espacial Internacional, ele abrigará até 12 pesquisadores e aquanautas por vez. Os cientistas poderão cultivar seus próprios alimentos na estação localizada a 18 metros de profundidade, perto de Curaçao, uma ilha do Caribe.

*Via Dezeen

Casa.com
Publicidade
Publicidade