PUBLICIDADE

10 dicas para decorar a parede atrás do sofá

Quadros, prateleiras, espelhos… Há diversas maneiras de preencher aquele espaço atrás do sofá

28 jun 2022 - 16h16
Ver comentários
Publicidade
-
-
Foto: Reprodução/House Beautiful / Casa.com

Você escolheu sua paleta de cores, seus móveis estão exatamente onde você quer, mas ainda falta algo -o que exibir nas paredes da sala? 

-
-
Foto: Reprodução/Pinterest / Casa.com

Se você deseja atualizar sua decoração ou reformar seu ambiente, o local atrás do sofá é um ótimo espaço que você pode usar a seu favor.

-
-
Foto: Reprodução/Pinterest / Casa.com

De ideias de papel de parede e efeitos de pintura até obras de arte e prateleiras, há muitas maneiras de dar um toque especial a essa parede lisa - e encontramos 10 das melhores maneiras de transformar esse espaço.

1. Crie uma galeria de quadros

-
-
Foto: Future PLC/Reprodução / Casa.com

As paredes cobertas com galerias se tornaram muito populares, com uma mistura de gravuras emolduradas e outros objetos usados para criar exibições atraentes. 

O que torna as paredes da sala de estar particularmente ideais é que você pode adicionar quantos itens quiser, o que significa que você pode adaptá-los à quantidade de espaço que deseja preencher.

Sofá vermelho, parede com papel de parede com figuras geométricas e diversos quadros pendurados.
Sofá vermelho, parede com papel de parede com figuras geométricas e diversos quadros pendurados.
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Como criar um acabamento elegante e moderno? Use uma variedade de quadros do mesmo tamanho e pendure-os de forma simétrica. Prefere um visual mais eclético? Troque as molduras por uma coleção de leques, cestas de tecido, pratos ou uma mistura de todos eles. 

Projeto de Terça Arquitetura
Projeto de Terça Arquitetura
Foto: Manuel Sá/Casa.com.br / Casa.com

Para manter a parede da galeria coesa, use cores semelhantes ou um material consistente. Por exemplo, opte por molduras em diferentes tamanhos e cores preenchidas com fotos em preto e branco ou objetos variados, todos com uma sensação 'natural' e cores neutras (pense em madeira, barbante, corda e couro).

""

Dica do estilista: antes de pendurar sua tela, coloque seus elementos no chão no padrão que você deseja organizar e verifique se eles são grandes o suficiente.

2. Construa prateleiras sob medida

-
-
Foto: Sofa.com/Reprodução / Casa.com

Não há nenhuma regra rígida que diga que seu sofá tem que ficar rente à parede, então por que não retirá-lo e construir - ou pendurar - prateleiras atrás dele? Dessa forma, você pode encher as prateleiras com objetos decorativos.

Sofá creme, parede de fundo com diversos livros apoiados em prateleiras.
Sofá creme, parede de fundo com diversos livros apoiados em prateleiras.
Foto: Dentro Fotografia/Casa.com.br / Casa.com

Ter prateleiras atrás do sofá também facilita chegar atrás para pegar um livro ou colocar o controle remoto, e desde que as prateleiras não se sobressaiam na altura da cabeça, você não precisa se preocupar em derrubar coisas. 

3. Apoie grandes obras de arte ou telas

-
-
Foto: Sofology/Reprodução / Casa.com

Pendurar obras de arte não é a única maneira de exibi-las… compre desenhos grandes o suficiente e coloque-os no chão atrás do sofá ou em uma mesa de console fina. É ideal para imóveis alugados ou se você não quiser marcar as paredes.

Outra opção: coloque papel de parede ou pinte telas altas ou painéis de MDF, que são fáceis de trocar quando você se cansar deles, sem a necessidade de redecorar.

4. Crie um tema

-
-
Foto: Future PLC/Reprodução / Casa.com

Use a parede em branco atrás do sofá para dar vida e exibir qualquer tema que você possa ter. Aqui, um desenho floral foi levado para as obras, com uma pequena mesa, usada para exibir flores nas mesmas cores. A gaiola combina com os pássaros na obra de arte e nas almofadas também.

""

Dica do estilista: se você estiver usando uma mesa ou console atrás do sofá, certifique-se de que ela atinja a parte superior do sofá para que você possa ver claramente a parte inferior de qualquer objeto exibido.

5. Criar altura com uma prateleira

-
-
Foto: Furniture Village)/Reprodução / Casa.com

Se o pé direito não for muito alto, uma maneira de enganá-lo é pendurar uma prateleira em uma posição alta, pois chama a atenção e cria a ilusão de altura.

Aqui, em vez de ter várias prateleiras atrás do sofá, uma longa prateleira flutuante na parte superior da parede cria um local limpo para exibir acessórios de forma ordenada.

6. Pratique a regra de três

-
-
Foto: Future PLC/Reprodução / Casa.com

Pendurar objetos em números ímpares geralmente é fundamental para criar uma exibição atraente, especialmente quando se usa uma variedade de acessórios em tamanhos diferentes, como esses espelhos. 

Todos de forma circular, os designs variados adicionam charme e foram colocados em forma triangular na parede para obter os melhores resultados.

-
-
Foto: Spacejoy/Unsplash / Casa.com

Decida se deve haver espaço entre cada objeto, ou se você quer que eles fiquem um contra o outro para criar a ilusão de um espelho gigante ou obra de arte.

7. Experimente com textura

-
-
Foto: Naturewall/Reprodução / Casa.com

Vimos as ideias de painéis de parede tomarem o mundo dos interiores de assalto e usar um design de ripas fino, como este, que causa um grande impacto com seu acabamento texturizado.

Se a intenção for criar um efeito dramático, então uma cor escura como este preto carvão é ideal - ou opte por um acabamento de madeira mais natural para adicionar calor ao seu esquema ou combinar com a cor dos seus móveis.

8. Use iluminação decorativa

-
-
Foto: Furniture Village/Reprodução / Casa.com

Sabemos que você verá esse efeito de pintura meio a meio aqui, mas na verdade é para a luminária de parede que gostaríamos de chamar sua atenção. 

Já se foram os dias dos designs de meia-lua - agora existem milhões de opções de estilo que você pode usar para decorar sua parede, de arandelas a luzes de imagem, designs em forma de orbe e diversas luzes em todos os tipos de cores e materiais.

9. Brinque com estampas

-
-
Foto: Curious Egg/Reprodução / Casa.com

Pendurar um papel de parede com padrões dramáticos atrás do sofá torna o espaço interessante e, apesar de ser uma parede grande, você pode deixar o design falar sem a necessidade de pendurar mais nada nele. 

Obviamente, há uma infinidade de padrões disponíveis, então decida se você quer algo que contraste com o seu sofá ou crie um esquema tom sobre tom com a mesma cor em um tom mais escuro ou mais claro.

10. Mais de uma cor na parede

-
-
Foto: Crown/Reprodução / Casa.com

Por último, e talvez a maneira mais fácil de decorar atrás do seu sofá: trazendo tinta. Mas não estamos falando apenas de uma cor aqui… em vez disso, divirta-se com ela e escolha um design, seja listras ou manchas, um mural ou formas geométricas.

Também é uma ótima maneira de incorporar cores extras em seu esquema ou atualizar sua parede sem redecorá-la em sua totalidade. 

O que devo ter em mente ao decorar a parede atrás do meu sofá?

Não há uma superfície branca no Loft Caleidoscoop Coral assinado pelo arquiteto Maicon Antoniolli! As paredes e o forro da ala social ganharam pintura Escrita Antiga, da Coral. No chão, um tapete com matiz parecido completa a setorização. Para não deixar o espaço com um ar masculino, o arquiteto optou por usar cores suaves no mobiliário, como o rosa-antigo no sofá e as linhas coloridas da tapeçaria assinada pelo artista paulistano Norberto Nicola.
Não há uma superfície branca no Loft Caleidoscoop Coral assinado pelo arquiteto Maicon Antoniolli! As paredes e o forro da ala social ganharam pintura Escrita Antiga, da Coral. No chão, um tapete com matiz parecido completa a setorização. Para não deixar o espaço com um ar masculino, o arquiteto optou por usar cores suaves no mobiliário, como o rosa-antigo no sofá e as linhas coloridas da tapeçaria assinada pelo artista paulistano Norberto Nicola.
Foto: Luis Gomes/Minha Casa / Casa.com

Ao decorar a parede atrás do sofá, há algumas coisas que você precisa considerar antes de começar. 

"Identifique onde está o ponto focal na sala e considere se você tem uma lareira ou marcenaria existente embutida, pois isso determinará o quanto você deve fazer com a parede atrás do sofá", aconselha Samantha Wilson, fundadora da Collection Noir. 

-
-
Foto: Leandro Moraes/Casa.com.br / Casa.com

"Se já houver um ponto focal (como uma lareira) na sala, considere o posicionamento dele na parede do sofá. Se for adjacente, pense na continuidade entre sua nova parede decorada e a oposta. Idealmente, se você deseja criar algum tipo de simetria entre as duas paredes opostas para evitar que o espaço pareça pequeno. Isso pode ser feito com o mesmo revestimento de parede ou tinta."

Urban Arts (@urbanarts)
Urban Arts (@urbanarts)
Foto: Divulgação/Casa.com.br / Casa.com

"A próxima coisa a considerar é a altura do teto", continua Samantha. "Se você tem tetos altos, tente manter a linha dos olhos entre 1,5 m e 1,8 m para qualquer obra de arte ou iluminação que você queira colocar (essa dimensão deve ser o ponto central). 

Isso garantirá que tudo permaneça dentro da escala e na altura certa, e que você não tenha nada muito alto ou baixo na parede.

-
-
Foto: Brittany Robertson/the spruce / Casa.com

A quantidade de luz natural que entra na sala também terá um efeito - se a sala for naturalmente bastante escura com tetos baixos, você não deve colocar nada muito pesado nas paredes, pois isso fará com que a sala pareça ainda menor."

A segurança é outro elemento a ter em consideração. "Se você vai pendurar uma longa prateleira empilhada com vasos preciosos, ou um grande espelho ornamentado, ou mesmo vários porta-retratos de vidro, sempre certifique-se de ter acessórios e fixação seguros", diz Nicky Phillips, da Ideal Home. "Talvez até pense em substituir o vidro nas molduras por perspex."

*Via Ideal Home

Casa.com
Publicidade
Publicidade