1 evento ao vivo

Benefícios da melancia: saiba como aproveitar o melhor da fruta no verão

Descubra mais sobre o poder da fruta suculenta que é perfeita para o calor!

9 jan 2021
13h14
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Benefícios da melancia: saiba como aproveitar o melhor da fruta no verão
Benefícios da melancia: saiba como aproveitar o melhor da fruta no verão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Ela está entre as frutas que são a cara dos dias quentes, principalmente durante o verão. Seja no formato de suco ou em pedaços, a melancia possui inúmeros benefícios para a saúde, como hidratação e diminuição do inchaço corporal - já que é composta por mais de 90% de água. Por isso, a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches listou algumas das razões para você incluir a fruta no cardápio hoje mesmo. Confira!

Conheça os principais benefícios da melancia

Previne doenças

Graças ao licopeno, em parceria com a vitamina C (substâncias que combatem a ação nociva dos radicais livres), a fruta ajuda a evitar a formação de tumores. "O licopeno é um poderoso antioxidante, que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial o de próstata", afirma a especialista. Além disso, a melancia também combate a infecção urinária.

Sementes poderosas

As sementes da melancia contêm propriedades medicinais, sendo importantes na desintoxicação do organismo. Também são vasodilatadoras, combatem a impotência sexual e a hipertensão arterial. Para preparar um chá, misture 1 colher (sopa) de sementes frescas de melancia com 1 xícara (chá) de água quente. Coe e tome logo em seguida.

Hidratação

Por ser repleta de água e potássio, a fruta ajuda a hidratar o organismo, inclusive pele, cabelos e unhas, além de trazer a sensação de saciedade. A melancia também é diurética e levemente laxativa. Suas propriedades ajudam a amenizar a celulite e reduzir o inchaço, ainda mais na época da TPM e durante a gestação, contribuindo ainda para a limpeza do estômago e intestino.

Cuidado com o açúcar!

Apesar de possuir vários benefícios, a frutose (açúcar natural) presente na composição da melancia é rapidamente assimilada na corrente sanguínea. Portanto, diabéticos devem consumir a fruta com moderação, seguindo as orientações de um nutricionista.

Prefira consumi-la entre as refeições e evite como sobremesa, já que a grande quantidade de água pode deixar a digestão mais lenta, além de causar distensão abdominal. Está esperando o que para inserir a melancia na sua dieta? Aproveite!

Consultoria: Bárbara Rescalli Sanches, nutricionista | Texto: Redação Astral e Rafael Tadashi | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Veja também:

Fernanda Keulla revela cuidados caseiros para os cabelos
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade