6 eventos ao vivo

Fonte de substâncias antioxidantes, cereais mantêm juventude

14 mar 2013
07h56
atualizado às 07h56
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Por meio dos cereais é possível unir alimentação saudável e cuidados diários com a pele
Por meio dos cereais é possível unir alimentação saudável e cuidados diários com a pele
Foto: Shutterstock

Fonte de nutrientes capazes de melhorar a aparência da pele, os cereais são ótimos aliados na batalha pelo rejuvenescimento cutâneo, por conterem antioxidantes - substâncias de combate às células responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Sem refinamento, esses alimentos contêm lipídios, proteínas, vitamina E e minerais essenciais para a nutrição da cútis. “Dê preferência a itens integrais, pois oferecem mais nutrientes por conta das suas três camadas: farelo (casca), endosperma (intermediário) e gérmen (interno)”, indica Thaíz Franco, nutricionista do Hospital Icaraí, do Rio de Janeiro.

Para manter o frescor jovem, confira, a seguir, como consumir cinco tipos de cereais.

Aveia
A aveia é rica em ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, aminoácidos, beta-glucanos e vitaminas B1 e B2. Juntos, limpam profundamente a pele, devolvem sua firmeza e promovem a renovação celular, além de estimularem a produção de colágeno. Para isso, é recomendado ingerir cinco colheres (de sopa) do cereal ao dia. “Os beta-glucanos têm ação semelhante ao ácido hialurônico, sendo capazes de revitalizar e nutrir”, afirma Lorena Azêvedo, nutricionista da clínica Nutrecare, de Salvador.

Arroz
Encontrado no arroz, o ácido kójico inibe a ação e a produção da melanina, clareando as temidas manchinhas. Outro benefício é sua poderosa ação antisséptica na pele acneica, capaz de controlar o excesso de oleosidade e ainda deixá-la macia. O ideal é consumir de oito a dez porções por dia.

Milho
Fonte de carboidratos, o milho regenera as células e deixa a derme saudável. Para isso, o consumo pode ser feito com cinco porções diárias, seja na forma natural, em cereais matinais, mingaus ou canjica.

Quinua
Rica em aminoácidos, a quinua aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento cutâneo e devolvendo à pele firmeza e maciez. Cinco porções do cereal, diariamente, são suficientes para conquistar os benefícios.

Trigo
Capaz de estimular a produção de colágeno - fibra de sustentação da pele -, o trigo tem vitamina E, que ajuda no processo de rejuvenescimento cutâneo, o que pode amenizar as indesejáveis ruguinhas e linhas de expressão. “Recomenda-se consumir seis porções de trigo por dia”, afirma Thaíz.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade