PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Marquinhas no rosto? Cuidado, acne pode piorar no verão

Não lavar muito o rosto e usar protetor solar e hidratante oil free são algumas das dicas para evitá-la

27 fev 2015 - 13h24
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Ah, o verão! Relaxar sob o sol à beira da piscina ou na praia traz bem-estar, mas você sabia que pode agravar a acne? “Apesar da aparente melhora das espinhas devido ao bronzeamento e ao ressecamento da pele, a exposição ao sol provocará uma piora alguns dias depois como um efeito rebote, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da pele, contribuindo para a obstrução dos poros”, disse o dermatologista Rodrigo Motta, do Hospital e Maternidade São Cristóvão. Por isso, é fundamental se cuidar para não ficar com o rosto e o corpo cheio de pontos indesejáveis.

Siga Terra Estilo no Twitter

O problema causado pelo sol também pode ser desencadeado pela água com cloro da piscina, segundo o dermatologista Motta. “A exposição à água clorada por longos períodos pode exacerbar as lesões de acne. Se a pele seca demais, o corpo vai compensar esse ressecamento, aumentando a produção de óleo, o que pode agravar a acne”, explicou. “Tome banho logo após sair da piscina para retirar o cloro do corpo e aplique um hidratante livre de óleo para repor os níveis de hidratação da pele”, completou.

Em primeiro lugar, não abuse do sol, prefira a sombra. Use o protetor solar ideal para seu tipo de pele, principalmente no caso das oleosas e com tendência a acne, que devem apostar em opções oil free. “Os filtros oleosos deixam a pele mais oleosa e tampam os poros, podendo evoluir para espinhas”, explicou a dermatologista Karla Assed. Após o banho, não se esqueça do hidratante sem óleo.

Procure não lavar o rosto com muita frequência. “Pode ressecar demais e hiperestimular a glândula a produzir mais óleo e piorar a acne”, explicou Karla. “Realize a limpeza da pele com sabonete indicado para o seu tipo, sempre respeitando o limite de três lavagens ao dia”, completou Motta.

Uma das dicas da dermatologista Karla é não suspender o tratamento contra acne no verão. “O dermatologista vai orientar como fazer esse tratamento e usar uma medicação adequada para a época do ano”, comentou. E é claro, nunca se exponha ao sol com cremes no rosto, apenas protetor, senão pode irritar e manchar a pele, como informou a médica.           

O dermatologista Motta ressalta a importância de manter uma alimentação saudável com pouca ingestão de gorduras e ingerir muito líquido para a hidratação do corpo e da pele. “Evite complexos vitamínicos contendo vitamina B, que pioram a acne”, alertou Karla.

Se a espinha apareceu, controle-se! Nada de espremê-la. “Além de a pele ficar marcada, a espinha pode voltar e se tornar mais profunda”, explicou Karla. “Se tiver a pele já marcada, o dermatologista pode indicar desde despigmentação a tratamentos a laser para remoção”, completou a médica.

Pele Jovem x Pele Madura Pele Jovem x Pele Madura

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade