0

13 truques caseiros eficientes para tirar olheiras

As bolsas escuras debaixo dos olhos podem ser causadas por retenção de líquido, noites mal dormidas e alimentação desregulada

4 jun 2020
14h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulher com uma toalha na cabeça e um adesivo para tirar olheiras no rosto
Mulher com uma toalha na cabeça e um adesivo para tirar olheiras no rosto
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Basta uma noite mal dormida, aquele dia estressante ou uma alimentação desregrada para que as temidas bolsas escuras apareçam debaixo dos olhos. Não é à toa que a busca por tratamentos de como tirar olheiras sejam tão pesquisados no Google, chegando a 250% no mês.

Mas, engana-se quem pensa que apenas alternativas médicas ou por meio de medicamentos é possível ter uma pele livre desse problema tão incomodo. O que não falta são opções naturais, com produtos que você facilmente encontrará na sua cozinha.

Mas, afinal, por que elas surgem?

Na verdade, é difícil dizer, já que as olheiras podem ter diversas causas distintas. Ela é conhecida, em termos médicos, como pigmentação periorbitária, e pode surgir no rosto devido à características individuais de cada pessoa, como influência genética, a coloração da pele e até aspectos anatômicos. Além disso, dormir mal e algumas doenças respiratórias e vasculares podem acentuar esse problema.

Aprenda como tirar olheiras de forma natural

1. Chá de camomila

Faça uma infusão bastante concentrada, podendo ser o de saquinho. Espere esfriar e aplique sobre a região dos olhos. Outra opção é colocar uma colher de chá de camomila em meia xícara de leite fervente. Espere algum tempo, coe a solução e aplique nos olhos com um algodão.

2. Batatas

Corte duas fatias finas de batatas e coloque uma sobre cada pálpebra. Deixe por 20 minutos e depois lave o rosto com água fria. O alimento possui propriedades que ajudam na vascularização da área.

3. Coma menos sal

Sua alimentação salgada pode ser o motivo das olheiras, sabia? A ingestão do produto aumenta a retenção de líquidos e acaba piorando a congestão de vasos da região, o que aumenta as olheiras. Diminuir o sal e beber bastante água ajuda a evitar esse problema.

4. Chá de hortelã

Prepare um chá de hortelã e depois de pronto, leve ao congelador, até ficar bem gelado. Coloque a solução em um algodão e faça compressas por 15 minutos.

5. Pepinos

Parece coisa de filme quando as mulheres deixam pepinos sobre os olhos, mas ele funciona mesmo! Distribua algumas rodelas em volta dos olhos. Além de diminuir as olheiras, eles também ajudam a diminuir o inchaço.

6. Água quente

Lavar o rosto com água quente ajuda a estimular a circulação sanguínea e a dilatação dos vasos, o que diminui o inchaço dos olhos. Você pode utilizar uma algodão em cada olho para revitalizar a região. Mantendo-os por 10 minutos.

7. Massagem na região

Uma maneira simples e rápida de ativar as células do rosto. Faça movimentos circulares leves, tocando com as pontas dos dedos, pressionando com cuidado as olheiras, por cinco minutos. Depois, passe um hidratante facial.

8. Controle a rinite

Essa pode não ser uma tarefa fácil, mas, com certeza, te ajudará no processo de como tirar olheiras. As alergias fazem os vasos da região dos olhos ficarem ainda mais dilatados, ainda mais quando acontece a chata crise de espirros. Mantenha-se longe de possíveis causadores e sempre tenha um papel em mãos para descongestionar as vias nasais.

9. Leite

A bebida possui o famosos ácido lático, que é capaz de hidratas e clarear a pele. Uma das alternativas é embeber um algodão e deixá-lo agir na região por 10 a 20 minutos. Outra ótima ideia é misturar 100 ml do produto com metade de um mamão papaia, aplicando o preparo no local.

10. Diminua o consumo de álcool

Os efeitos das bebidas alcoólicas no organismo são diversos. Na pele, principalmente na região dos olhos, elas tem o efeito de retenção de líquidos dentro das células, deixando-as inchadas. O que gera as temidas bolsas escuras e dilatações. Uma solução, caso você opte por consumi-las, é sempre beber muita água depois.

11. Hidrate-se sempre

Como a pele ao redor dos olhos é muito fina, mantê-la hidrata é essencial, uma vez que ajuda no aumento da sua espessura. O que diminuirá a visibilidade dos vasinhos e das marcas escuras. Outro benefício é a menor perda de colágeno, ou seja, da sustentação da cútis.

12. Morango

Graças ao seu poder anti-inflamatório, a fruta pode ser aplicada a pele dos olhos como um purê. Para isso, basta bater de 5 a 8 morangos e deixá-la agindo na região por 20 minutos. Ela não só clareará o local como, também, desinchará.

13. Hortelã

Amasse 7 folhas de hortelã e misture-as com uma colher de sopa de mel. Feito isso, aplique na região onde estão as olheiras e deixe agir por 15 minutos.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade