PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Vida saudável: 3 razões para incluir a meditação na rotina em 2024

Boa alimentação, uma rotina fitness e saúde mental, o começo do ano traz oportunidades e novas metas para foco no bem-estar

16 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Meditação pode ajudar a encontrar uma dinâmica diária mais equilibrada e focada
Meditação pode ajudar a encontrar uma dinâmica diária mais equilibrada e focada
Foto: insta_photos / Adobe Stock

O Ano Novo é época de renovação das energias e propósitos, mas também momento de refletir sobre o que passou e colocar em prática novos objetivos. Uma das resoluções mais comuns entre as pessoas no período é estabelecer uma rotina mais equilibrada, dedicando mais tempo à saúde e ao bem-estar geral, além disso, o primeiro mês do ano recebe o nome “Janeiro Branco”.

Para quem quer adotar hábitos saudáveis e praticar o autocuidado em 2024, a meditação é uma ótima opção para se conhecer melhor, cuidar da saúde mental: e por que meditar se tornou uma ferramenta essencial para o cotidiano e angaria novos adeptos com frequência?

Diariamente, a mente recebe uma quantidade massiva de estímulos, uma realidade intensificada pelo mundo moderno: a velocidade com a qual se consome informação exige uma grande capacidade para lidar com as consequências dessa rotina tão dinâmica e desgastante. No Brasil, por exemplo, há mais smartphones do que habitantes.

Confira 3 motivos para incluir a meditação no seu dia a dia:

Autoconhecimento contínuo

A meditação não é apenas uma prática para alcançar um estado mental mais tranquilo, permite ao praticante observar os próprios pensamentos de uma forma mais racional e clara.

Quando dominada, tal habilidade pode trazer bons frutos, principalmente em situações nas quais manter a calma e impedir que o nervosismo tome conta é imprescindível. Quando se está ansioso e estressado, é comum que a tomada de decisão seja prejudicada com o raciocínio lógico em segundo plano e o emocional aflorado.

Baixe o Atma: medite com especialistas agora

Ao analisar como as situações da vida impactam a rotina, uma pessoa tem maior controle sobre em que momentos gatilhos perigosos, como uma mudança repentina de agenda, podem afetá-la e, assim, tomar medidas para atenuar o princípio do estado estressado ou ansioso.

Mais foco e produtividade

A meditação pode ajudar a desenvolver a concentração, uma de suas principais vertentes, aliás, se chama mindfulness, cuja tradução é atenção plena.

Na mindfulness, meditadores estão totalmente voltados ao momento presente, sem julgamentos, por isso, a prática é bastante explorada. Ao trabalhar de forma consistente a atenção, a produtividade é beneficiada, já que as distrações são reduzidas.

Quando se está focado no presente é mais fácil evitar pensar em preocupações sobre futuro ou passado, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, levando a uma melhor concentração.

Cuidar da saúde mental e do emocional

Quando o estresse e a ansiedade estão controlados, é possível que a capacidade de lidar com adversidades seja otimizada, o que reflete em melhores resoluções e um equilíbrio maior entre os aspectos cotidianos, com mais espaço para a qualidade de vida.

A meditação auxilia não só no processo de autoconhecimento e concentração, como ajuda a desenvolver uma visão mais positiva sobre a vida para que a resiliência ganhe força e as barreiras sejam enfrentadas de modo mais leve. No Brasil, ela é uma das principais atividades integrativas recomentadas por profissionais da saúde.

Acesse meditações guiadas, músicas e sons de fundo relaxantes

Como incluir a meditação na rotina?

Por vezes, o ato de meditar é visto como uma ação complexa que envolve várias horas de dedicação, contudo a prática pode ser inserida no dia a dia como um hábito saudável e sem que seja preciso deixar de lado atividades fundamentais.

Entretanto, antes de começar um novo hobby, é preciso compreender a diferença entre rotina e hábito: enquanto a primeira é um conjunto de ações realizadas de modo consistente, a segunda diz respeito àquilo que se realiza de modo automático. Quer um exemplo prático?

  • Rotina: acordar, tomar café da manhã, ir trabalhar, almoçar, retornar do trabalho, jantar e dormir.
  • Hábito: escovar os dentes antes de dormir.

Para criar o hábito de meditar, portanto, ou qualquer outro, é preciso incluir a iniciativa na rotina. Com o tempo, a meditação se tornará um hábito no qual você não precisará se esforçar para realizar. Essas são algumas dicas de como incluir a prática no seu cotidiano:

  • Priorize a meditação, tenha uma agenda para realizá-la: reserve um tempo para praticar diariamente.
  • Não se preocupe com a duração da sessão, ela não precisa ser sempre curta ou longa. Faça de acordo com a sua disponibilidade, porém cumpra a sua programação.
  • Busque motivação: se você sente dificuldade para meditar por muitos minutos, crie sessões curtas. Aproveite também para praticar em ambientes tranquilos e confortáveis para maximizar o seu bem-estar.
  • É normal enfrentar dificuldades ao tentar inserir novos hábitos na rotina. Não desista, siga praticando. Alguns estudiosos estimam que é preciso 21 dias para conseguir estabelecer uma nova rotina.

Baixe o Atma e comece a meditar hoje.

Disponível para smartphones Android e iOS, o Atma tem inúmeras coleções de meditação guiada por especialistas, músicas relaxantes e sons de fundo da natureza.

Aproveite para baixar o “Guia para Iniciantes”, ebook exclusivo e gratuito disponível no app.

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade