Sete cuidados evitam o ressecamento da pele no inverno
Com a baixa das temperaturas e a queda da umidade relativa do ar, típicas do inverno, é preciso dedicar maior atenção à pele para que ela continue sedosa e nutrida com a mesma vitalidade das outras épocas do ano. Nesta estação é muito comum a diminuição da hidratação, também devido à menor quantidade de água ingerida e à redução das secreções naturais que funcionam como protetoras da cútis.
As regiões mais afetadas costumam ser a face, os lábios e as mãos, pois ficam mais expostas ao tempo. “Peles ressecadas evidenciam as rugas e ficam suscetíveis a infecções”, explica Adriano Almeida, pós-graduado em dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica. Mas é preciso ficar atento, pois cada tipo de cútis pede uma hidratação diferente.
As secas devem ser especialmente nutridas para compensar a diminuição do manto hidrolipídico, por isso os cosméticos com base em creme são mais adequados. Já na oleosa a prioridade são os géis, de preferência oil free. E para as peles mistas pode-se usar gel, creme ou silicones que conferem um toque seco e aveludado. Abaixo, tome nota de outros cuidados essenciais para ficar protegida no inverno.
Beba água
A quantidade ingerida nesta época do ano deve ser intensificada, pois com a baixa umidade relativa do ar, associada a banhos mais quentes, a pele fica seca. “Se possível, o nível de água deve ser o mesmo do verão, ainda que não sinta sede”, diz o dermatologista.
Use filtro solar
Aposte no protetor, mesmo quando o sol estiver encoberto, pois os raios ultravioleta conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a pele. “Os raios UVA e UVB podem causar ainda mais danos nesta estação, uma vez que sem os efeitos perceptíveis como a vermelhidão, a pessoa acredita que não está fazendo mal”, adverte Adriano.
Aplique creme hidratante
O ideal é passá-lo sobre a cútis limpa, após o banho, mas isso não implica que não deva ser reaplicado ao longo do dia. “Sua frequência deve ser de, pelo menos, duas vezes ao dia”, ensina. Esse tipo de produto é fundamental durante o inverno para que não haja queimadura ou ressecamento.
Evite banhos quentes e demorados
A temperatura alta da água agride a pele e a deixa seca, por isso o ideal são banhos mornos, de no máximo 15 minutos. “A temperatura deve ser por volta de 20ºC”, recomenda.
Acerte na escolha do sabonete
Sabonetes líquidos ou hidratantes são os mais indicados, pois conseguem manter íntegra a gordura natural e protetora da pele.
Invista nos óleos corporais
Apesar de não agirem na hidratação, eles formam uma película protetora contra o ressecamento. “Podem ser usados tanto no banho como no pós-banho”, conta o dermatologista.
Dê atenção especial aos lábios
Nessa época, sem os devidos cuidados, essa região desidrata facilmente e cria pequenas fissuras. “O ideal é hidratá-los com sticks labiais que contenham manteigas, como a de karité e que contenham ativos com protetor solar”, indica.