PUBLICIDADE

Personal: 'mulher só fica musculosa com substância proibida'

Cristiano Parente está entre os 10 melhores do mundo e dá dicas para sair do sedentarismo de maneira segura e efetiva: “meia hora por dia já faz diferença”

16 out 2014 - 14h20
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

O personal trainer brasileiro Cristiano Parente, da Koatch Academia, foi eleito um dos 10 melhores treinadores do mundo. O concurso mundial é realizado pela fabricante de equipamentos de academia Life Fitness e o profissional se destacou entre 1705 participantes de 43 países, em um processo que levou em conta currículo profissional, formação acadêmica, experiência, vídeos, entre outros requisitos. A final será realizada no próximo dia 17, em Nova York, Estados Unidos.

Siga Terra Estilo no Twitter

“Para quem não tem muito tempo, qualquer minuto se torna importante para aproveitar e se movimentar. Atingir uma meta de se movimentar com uma intensidade um pouco acima do normal, por um total de tempo de 30 minutos por dia, é o primeiro passo”, recomendou Parente em entrevista ao Terra

Ele também listou o principal erro cometido na prática de atividade física, falou como caminhadas podem ajudar na fuga do sedentarismo e comentou sobre corpos extremamente malhados e masculinizados de algumas mulheres: “mulheres só ficam extremamente musculosas com utilização de substâncias proibidas e que não fazem parte do funcionamento natural do organismo”. 

Confira:

Terra: Quais são as principais dicas para as mulheres valorizarem com atividade física o bumbum, as pernas, os braços e a barriga? 

Cristiano Parente: Dois pontos diferentes precisam ser destacados quando falamos da busca por mudanças nas formas do corpo. O primeiro é a questão da gordura corporal subcutânea (embaixo da pele), que, quando em grande quantidade, “impede” ou dificulta que possamos perceber visualmente mudanças no ganho de massa muscular. O segundo é como efetivamente melhorar a musculatura em níveis que alcancem uma percepção visual satisfatória para cada um.

Para reduzir a gordura corporal, precisa-se gastar mais calorias do que se ingere, gerando um déficit diário, para ir consumindo a reserva de gordura corporal com esse déficit, até chegar em níveis baixos de gordura. E a segunda dica é realizar treinos de resistência, focados em hipertrofia muscular, em geral, nove a 12 séries, com oito a 12 repetições, realmente próximas do limite, para o mesmo grupo muscular, em intervalos de dois ou três dias, associados com descanso e alimentação adequados.

 

Terra: O que as brasileiras mais pedem nas academias?

Cristiano Parente: Sempre mulheres têm a preferência por membros inferiores. Mas o equilíbrio muscular geral, além de cuidar da manutenção geral da saúde, gera um aumento do metabolismo do corpo, que significa que todo músculo bem treinado consome mais calorias para sobreviver, mesmo quando não está se exercitando, pelo simples fato de ser mais desenvolvido.

Terra: Quais são os principais erros cometidos pelas pessoas na hora de praticar atividade física?

Cristiano Parente: O principal erro é treinar sem entender o que está fazendo. Se a pessoa não entende como o músculo funciona, como o corpo reage, qual a sensação em cada tipo de série, como o corpo se movimenta para manter uma determinada postura, ela invariavelmente vai cometer erros e pode correr o risco de, além de se machucar, se desmotivar e desistir. Para evitar isso, um bom treinador faz a “mudança mental” na cabeça do cliente, na medida em que ele vai testando e desenvolvendo a parte física. Quem entende não erra execução, intensidade, não se machuca, não usa esteroides, não desiste.

Terra: Quais são as novidades na área de atividade física?

Cristiano Parente: Está chegando ao mercado o Sport Training, que é uma aula de treinamento funcional, baseada e tematizada em treinamentos de modalidades esportivas, sendo cada aula com determinado foco, como futebol, vôlei, basquete, surfe, MMA e outras opções. Nessa aula, um treinamento geral e exercícios específicos da preparação usados nas modalidades são utilizados como motivadores para os praticantes e também como auxílio para quem pratica algum esporte com os amigos fora da academia.

Na área de pilates, também estão surgindo o Pilates Circuit, como uma aula que usa os movimentos e equipamentos de pilates para um típico treino funcional com poucos intervalos e gasto calórico aumentado, e a aula de Pilates Intense, que utiliza os princípios da musculação transferidos para o studio de pilates para associar a variedade e qualidade de movimentos do pilates aos ganhos em tonificação da musculatura do treino na musculação.

Para os fãs da musculação tradicional, o programa Peak Performance traz a ideia de desenvolver e elevar os níveis de prática para um padrão avançado de técnicas, execuções e principalmente resultados na musculação, de forma segura, rápida e eficiente.

Terra: Para quem não tem muito tempo livre, quais são suas dicas para conseguir incluir atividade física na rotina? 

Cristiano Parente: Para quem não tem muito tempo, qualquer minuto se torna importante para aproveitar e se movimentar. Atingir uma meta de se movimentar com uma intensidade um pouco acima do normal, por um total de tempo de 30 minutos por dia, é o primeiro passo. Ainda que de maneira intercalada (10 minutos, depois mais cinco, mais 10...) é o primeiro passo. Aumentar um pouco o caminho, dando uma volta num quarteirão que não precisaria, é um exemplo fácil e tranquilo.

Quando incluir esses pequenos hábitos e eles somarem seus 30 minutos diários, já vai estar “com um pé” na atividade física mais sistematizada. Nessa fase, você já vai começar a fazer seu corpo “entender” que, com movimentos, começa a funcionar diferente e melhor. E aí acordar um pouquinho antes para fazer os 30 minutos diários agrupados, no parque, em casa ou na academia também vai ser bem mais fácil.

Terra: Apenas fazer caminhadas já é suficiente?

Cristiano Parente:

Fazer caminhadas é o primeiro passo para quem tem dificuldade de começar ou de se envolver com um estilo de vida ativo. Começar simplesmente com um ritmo um pouquinho acima da sua velocidade normal de caminhada já é uma boa evolução inicial. Para quem já está um pouco mais adiantado, caminhar numa intensidade um pouquinho abaixo do limite em que é difícil manter a respiração exclusivamente pelo nariz, tornando-se necessário respirar pela boca, é uma boa referência de controle de intensidade sem equipamentos auxiliares.

O mais importante é a mudança de comportamento. Caminhadas em intensidades leves, ou incluídas dentro da rotina de vida, podem ser feitas todos os dias. Já atividades em intensidades de médias para cima, exigem um maior cuidado com a recuperação, pois em certo nível podem exigir um tempo de intervalo maior do que 24 horas.

Terra: O que acha de mulheres extremamente musculosas, com corpo “masculinizado”?

Cristiano Parente:

Mulheres só ficam extremamente musculosas com utilização de substâncias proibidas e que não fazem parte do funcionamento natural do organismo. Nas quantidades presentes naturalmente no corpo das mulheres, os hormônios não promovem esse crescimento que masculiniza o corpo feminino. Isso é fato e não opinião.

Passar muitas horas fazendo exercício é outro mito que já não existe mais quando se pensa em ganhar massa muscular. A partir do momento que o objetivo definido é ganhar massa muscular, existe uma quantidade que, tecnicamente, chamamos de volume de treino, associado a uma determinada intensidade, que, se bem planejados, não ultrapassa uma hora diária de treino. O ganho de massa muscular não ocorre enquanto se treina. O ganho ocorre quando se recupera do treino, com alimentação e sonos adequados. Excesso de treino promove diminuição da massa muscular.

Escolha o melhor tênis de corrida Escolha o melhor tênis de corrida

Obesidade e atividade física Obesidade e atividade física

Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora!

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade