PUBLICIDADE

O que fazer quando a dor no joelho dificulta o emagrecimento

Incômodo na articulação atrapalha a realização de atividades físicas regulares e intensas

12 jan 2024 - 11h57
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O excesso de gordura corporal consegue causar inflamação em diversos órgãos, o que favorece problemas nas articulações, e, principalmente, no joelho. Esse incômodo costuma ser uma "pedra no sapato" de quem está disposto a perder alguns quilinhos. Aí é que surge a dúvida: o que fazer quando a dor no joelho dificulta o emagrecimento?

Dor no joelho dificulta o emagrecimento
Dor no joelho dificulta o emagrecimento
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saiba o que deve ser feito quando a dor no joelho dificulta o emagrecimento

"Quando o sobrepeso inviabiliza o paciente a praticar atividade física no caso de grande sobrecarga osteoarticular, o tratamento do excesso de peso deve se iniciar com uma mudança alimentar, muitas vezes com ajuda de medicamentos. Uma dieta bem elaborada e a medicação podem progressivamente levar a uma perda de peso que melhorará a articulação. Em um estágio mais à frente, esse paciente poderá começar a praticar exercícios", afirmou a endocrinologista Dra. Deborah Beranger.

Dessa maneira, a doutora Deborah admitiu que o medicamento e as refeições equilibradas servem nessas ocasiões para livrarem o corpo da condição de círculo vicioso.

"A diminuição do peso terá como consequência o alívio da dor. Indicamos, em seguida, iniciar a prática de exercícios físicos, que podem ser de baixo impacto, como natação ou hidroginástica", relatou a profissional.

A relevância do exercício físico

O ortopedista Dr. Marcos Cortelazo citou a importância dos exercícios físicos com destaque para musculação, modalidade que pode ser desenvolvida para fortalecer as articulações.

"Devemos primeiro ter como meta o controle ou adequação de peso, evitando o excesso de peso. Em segundo lugar a manutenção da massa magra ou musculatura que tem como efeito secundário a proteção das articulações. Assim, além dos exercícios físicos, devemos privilegiar a ingestão de proteínas e uma correta hidratação. Tudo isso será benéfico para os joelhos e saúde metabólica", ressaltou Cortelazo.

O impacto da musculação no emagrecimento

"Os exercícios de força resistida, tipo musculação e os treinos funcionais, que aliam exercícios de força e aeróbicos, têm como objetivo aumentar ou preservar a massa muscular e deste modo manter a taxa metabólica basal e gasto energético dentro do esperado para a composição corporal. Deste modo melhoram o controle glicêmico e de outras alterações metabólicas como obesidade, dislipidemias, e hipertensão", encerrou a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade