"Terei mais tempo para minha família", diz Duek
Um ano após o anúncio da venda das marcas criadas por Tufi Duek para o grupo AMC Têxtil, o estilista anuncia sua saída do cargo de diretor criativo da empresa. As marcas Tufi Duek, Forum Tufi Duek, Forum e Triton, integrantes do grupo TF, foram vendidas à empresa catarinense em março do ano passado.
Segundo comunicado divulgado, a permanência de Tufi na empresa estava prevista para durar um ano, prazo que poderia ser prorrogado por mais dois anos para integração total das marcas ao grupo AMC. "Tenho orgulho do que construí e da importância de minhas realizações para a moda no Brasil. Estou pronto para levar meu trabalho e minhas ideias para novos desafios", escreveu Tufi no texto divulgado à imprensa.
Na época do anúncio da venda, Tufi Duek afirmou que permaneceria no cargo de diretor criativo até pelo menos 2011 e que a decisão de vender as marcas para um grande grupo garantiria o futuro das grifes do mercado e sua expansão nacional e internacional.
A AMC Têxtil, comandada pelo empresário Alexandre Menegotti, é dona da Colcci e do licenciamento brasileiro da Coca-Cola Clothing, e iniciou o movimento de aquisições de marcas, como ocorreu na Europa há mais de 10 anos. Em 2004, comprou as marcas Marcelo Sommer, Sommer e Carmelitas. Em março de 2006, Marcelo anunciou sua saída do grupo, gerando especulações da imprensa sobre seu futuro profissional, já que com a venda do seu nome não poderia assinar suas coleções.
Por isso, a venda das marcas do grupo TF geraram apreensão do mercado e de clientes que temiam que o DNA da marca fosse mudado, mas as coleções que se seguiram à venda mostraram que a parceria havia dado certo. Nas mãos da AMC, a Forum Tufi Duek fotografou sua campanha inverno 2009 com a top Daria Werbory e teve Kate Moss como garota-propaganda da Forum, também para esta temporada.
Agora, Tufi Duek deve permanecer, por questões contratuais, durante quatro anos sem trabalhar com projetos que envolvam moda. O estilista é um dos mais importantes do país, criador de um estilo que mescla elegância e sofisticação. ¿Quero dedicar mais tempo à minha família", disse. Por coincidência, sua filha Carina Duek lança sua coleção de inverno nesta quinta em sua loja na Vila Mercato, nos Jardins, com peças mais sofisticadas e linha completa de acessórios.
A primeira marca a ser criada por Tufi foi a Triton em 1975, que fazia apenas camisetas em silk-screen. Depois vieram Fórum, em 1981, Tufi Duek em 1998, e Forum Tufi Duek, em 2007, quando o estilista e empresário começou a estruturar sua empresa para ser vendida a algum grupo investidor. Quem ficará à frente da equipe de criação agora será Karen Fuke, pela Triton, e Eduardo Pompal, pela Forum Tufi Duek, braço direito do estilista há 12 anos.
Confira a entrevista exclusiva concedida ao Terra por email pelo estilista Tufi Duek:
Terra - Você já declarou que seu contrato com a AMC como diretor criativo das marcas tinha prazo acordado entre um e três anos. Mas qual foi o motivo de sua saída neste momento?
Tufi Duek
- Tudo tem seu tempo, minha saída da Forum já estava prevista em contrato, que ficaria um ano ou até três, se isto se fizesse necessário.
Terra - A crise financeira mundial antecipou de alguma forma sua decisão de sair agora?
Duek
- Não tem relação alguma.
Terra - Quando você poderá envolver-se com moda novamente?
Duek
- Tenho compromissos contratuais como responsabilidades legais por mais quatro anos - o que também é normal quando se vende uma empresa.
Terra - Você pretende se aposentar? Quais seus planos?
Duek
- Neste momento tenho vários estudos em andamento, ainda nada definitivo. Para mim a moda não fica restrita só a roupas e acessórios.
Terra - Quais são as outras áreas de atuação em que quer atuar?
Duek
- Minha visão da moda é amplificada para outras áreas como decoração, arquitetura, design de objetos, móveis, livros, revistas, espaços multiculturais.
Terra - Como é deixar para trás marcas que fazem parte de um projeto de vida e tem inclusive seu próprio nome?
Duek
- Vou sentir saudades das pessoas todas que trabalharam e me ajudaram a construir tudo aquilo. Minha relação sempre foi mais emocional, então é difícil deixar de me preocupar com todas estas pessoas. Digo que tudo tem seu tempo. E, para mim, a Forum e todas as marcas do grupo vão estar sempre dentro de mim. Construí tudo aquilo com meu irmão Isaac e todos os colaboradores que fizeram parte desta história de sucesso. Hoje tenho que buscar novos desafios com a mesma paixão que construí o grupo TF de moda. Defino este momento com muita serenidade e esperança de construir um novo futuro tão promissor como foi este até agora.
Terra - Como imagina que será o impacto da notícia no mercado, já que sua imagem personificava todo o estilo e DNA das marcas?
Duek
- (não respondeu).
Terra - Com o histórico da empresa AMC na gestão de marcas de outros designers, como o caso de Marcelo Sommer, você se sente confortável em sair e deixar a direção criativa das marcas?
Duek
- Como disse, tudo tem o seu tempo e minha saída já era prevista.
Terra - Tem algum hobby ou projeto de vida que ficou guardado e que agora pretende colocar em prática?
Duek
- Tenho certeza que terei mais tempo para minha família e para mim, o que sempre foi um grande desejo.