Osklen faz o Carnaval cool
Nada como uma boa batucada para representar o verão brasileiro. Nada como transparências, cores e brilhos, para traduzir na moda o verão do mundo. Oskar Metsavaht deu mais uma prova de competência na coleção que abriu o evento, combinando Carnaval e os itens que gostaria de incluir nas suas vitrines. Está tudo lá: lantejoulas nos bordados e nos pingentes dos cordões, os tules nas sobreposições multicoloridas, até as imagens das escolas de samba na Sapucaí, fotografadas pelo próprio Oskar na ponte sobre a pista dos desfiles.
» Veja mais fotos do desfile da Osklen ![]()
» Assista a trechos do desfile da Osklen 
» Osklen abre-alas ao SPFW com coleção inspirada no Carnaval
O próprio tem sua experiência de asfalto, quando desfilou pela Beija-flor. "Porque foi a única que ainda tinha fantasia disponível. Mas eu sou Mangueira!", fez questão de dizer, e transformou a paixão nas estampas sobre laise e nos listrados em verde e rosa.
Falta descrever a roupa? Aí vem o bom, o lado cool da Osklen: a base da coleção, à primeira vista tão fantasiosa, é a t-shirt. Isto aí, a boa e velha camiseta, que a gente usa para sair pulando nos blocos de carnaval. A partir da regata e da camiseta, a Osklen botou o seu bloco na rua.
Iesa está na área da moda desde o final dos anos 60, quando começou no Jornal do Brasil como ilustradora. Passou para a produção e redação nos anos 70. Trabalhou na revista Desfile, na sucursal das femininas da Editora Abril em 80, mas voltou ao JB como editora da revista Domingo.
Há 12 anos abriu o site www.estiloiesa.com.br e em 2001 criou o curso de Jornalismo de Moda no Senac Rio.