Marc Jacobs vive auge na carreira e vida pessoal
Ele não nasceu em berço de ouro. Pelo contrário. Seu pai morreu quando ele tinha sete anos, a mãe era doente e foi criado pela avó, vivendo longe dos irmãos, que foram destinados à adoção. Ele também já foi gordinho e teve muitos problemas com drogas e bebidas. Essa descrição dificilmente se encaixaria a um ícone do mundo fashion. Mas a trajetória do estilista que comanda três grifes internacional - Marc Jacobs, Marc by Marc Jacobs e Louis Vuitton - é uma prova de superação. Marc Jacobs chegou ao Brasil nesta quinta-feira com dois grandes objetivos: visitar sua primeira loja na América Latina e conhecer a sogra - mãe do seu companheiro, o brasileiro Lorenzo Martone, com quem vive em Nova York.
» Veja mais fotos de
Marc Jacobs
» Chat: tecle sobre o assunto
O dom de costurar, disse ele em entrevista à revista
Veja, na edição de 11 de março, surgiu ainda na escola. Mas foi com a avó que aprendeu a tricotar. Ela, que faleceu antes de ver o neto se tornar conhecido, também foi fonte de inspiração para o bom gosto de Jacobs.
Formado pela High School of Art and Design, em Nova York, Jacobs ingressou, em 1981, na Parson's School of Design, nesse período ele venceu um dos primeiros prêmios de sua carreira, algo como "o melhor estudante do ano".
Em 1986, criou a primeira coleção para a marca Marc Jacobs. No ano seguinte, foi consagrado como o mais jovem estilista a ser premiado pelo Conselho Americano de Designers de Moda (CFDA, sigla em inglês). Em 1992, recebeu novamente as honras do CFDA, como estilista do ano em moda feminina.
Durante a temporada de primavera 2001, surgiu sua segunda marca, a Marc by Marc Jacobs. Mas o que o aproximou amplamente do público, principalmente das mulheres que fazem filas para ter em mãos as mais novas propostas em bolsas e sapatos, é o seu trabalho para a cobiçada e luxuosa Louis Vuitton. Jacobs é responsável há 12 anos pela direção criativa da grife francesa.
Atualmente ele possui mais de 60 lojas pelo mundo, incluindo flagship (algo como loja-matriz, nem sempre a primeira ou única, mas a principal de uma rede, no caso, a unidade de São Paulo será a flagship da América Latina) recém-inaugurada no Brasil. Além de roupas - para elas e eles -, sapatos e claro, as bolsas, Jacobs também assina óculos, relógios e fragrâncias, entre elas a feminina Daisy.
Pelo menos quanto à aparência, pouco sobrou do estilista acima do peso, com pele clara e que usava óculos "fundo de garrafa". Agora, Jacobs exibe sua pele dourada, resultado de sessões de autobronzeamento, e um shape de dar inveja a quarentões - em tempo: ele tem 45 anos.