Lady Gaga tem 14 sapatos que desafiam a gravidade
- Rosângela Espinossi
Os calçados criados pelo designer japonês Noritaka Tatehana desafiam a gravidade ao serem construídos com uma plataforma frontal que pode chegar a 25 cm, sem considerar o salto. Artesanais, as peças são feitas à mão, levam cerca de cinco meses para ficarem prontas e custam de US$ 4,1 mil a US$ 15 mil.
Será que alguém compra e usa sapatos assim? Lady Gaga é uma de suas mais fiéis clientes. Tem nada menos do que 14 pares. Um deles - de couro no tom nude - fez parte do figuirino da cantora no clipe da música Alejandro.
A musa pop tem aparecido em vários eventos com as criações de Tatehana, como em junho no prêmio do CFDA - Council of Fashion Designers of America, nos Estados Unidos -, e em um evento da MTV japonesa. No primeiro, uma bota de cano curto preta; no segundo, uma bota preta incrustada com tachas douradas.
O modelo mais caro do estilista é todo revestido de cristais Swarovski. O primeiro sapato do estilo foi criado para seu projeto de conclusão de curso na Universidade de Artes de Tóquio e não foi muito bem recebido pelos professores. "A universidade é muito conservadora. Eles não gostam de vanguarda", disse ao site WWD.
Depois disso, o criador começou a enviar e-mails para estilistas e uma das poucas respostas que teve foi de Nicola Formichetti, stylist de Lady Gaga, que pediu para criar um modelo para a cantora: de couro preto liso. Ela e Tatehana fecharam um acordo de exclusividade pelo qual ele não pode desenhar sapatos para outros músicos.
Tatehana caiu nas graças também de Valerie Steele, curadora do Instituto de Tecnologia de Nova York, e da estilista Rei Kawakubo, da grife Comme des Garçons. A inspiração do designer vem dos sapatos plataformas tipo "chopine", usados na Italia, principalmente na época do Renascimento, e no período Edo japonês.