Tessuti, anos 1920 no século XXI
Década de 20 lembra o quê? Charleston, melindrosas, cinturas baixas, era do jazz. Como tendência, sobra um risco de caricatura ou figurino. Pois a Tessuti escapou bem feliz destes desvios quando escolheu esta década para o estilo do verão 2009/10.
» Veja mais fotos do desfile da Tessuti ![]()
» Assista a trechos do desfile da Tessuti 
» Tessuti moderniza vestidos do charleston
Os vestidos curtos, drapeados em tons de rosa e cinza, as plumas esvoaçando nos ombros ou formando uma saia fofíssima, colada ao corpete bordado em branco e prata e os longos de seda com alças torcidas e amarradas foram vistos sem o link em figurinos de filmes tipo Suave é a Noite ou outras obras de Fitzgerald.
A cintura é marcada por faixas de organza, como se fossem obis. O que abre o campo de ação da Tessuti, amplia a noção de que nada é tão restrito ao fio condutor da coleção. Segundo o stylist responável, Giovanni Frasson, "são roupas finas, em tecidos de luxo, mas que poderiam entrar no jeanswear tranqüilamente".
Nem as franjas, aviamentos tão perigosos quando se trata do tema riscos de moda, comprometeram o conjunto. Principalmente quando são longos fios de canutilhos, de alto a baixo dos vestidos. É um jazz renovado, para as festas de 2010.
Iesa está na área da moda desde o final dos anos 60, quando começou no Jornal do Brasil como ilustradora. Passou para a produção e redação nos anos 70. Trabalhou na revista Desfile, na sucursal das femininas da Editora Abril em 80, mas voltou ao JB como editora da revista Domingo.
Há 12 anos abriu o site www.estiloiesa.com.br e em 2001 criou o curso de Jornalismo de Moda no Senac Rio.