Chanel: Blazy faz da alta-costura um conto de fadas empoderado
O estilista Matthieu Blazy estreou na alta-costura da Chanel honrando a memória da estilista e acrescentando detalhes atualizados. Os famosos tailleurs da marca vêm em tweed, mas também em tecidos mais leves e fluidos. O desfile teve, entre os convidados, Fernanda Torres e Bruna Marquezine.
"Matthieu Blazy mostrou uma mulher com liberdade de expressão que vai se empoderando cada vez mais, com peças escoaçantes, movimentos leves", disse a curadora de luxo e joalheria Ana Paula Carneiro, que gravou um vídeo exclusivo para o "Elas no Tapete Vermelho", sobre sua impressão do desfile (veja abaixo).
Entre os exemplos que a consultora mostra está o look vermelho, terceiro a entrar na passarela, desfilado pela modelo brasileira Mari Calazan.
Na passarela, não faltaram também plumas, lembrando aves, outra inspiração de Blazy. A brasileira Luiza Perote, por exemplo, desfilou com vestido ajustado, em que a barra vinha com "retalhos" de tecidos plissados que lembravam penas de pássaros.
O clima lembrou conto de fadas, como mostra a animação inicial do vídeo do desfile publicado pela grife, com pássaros e animaizinhos no ateliê, produzindo algumas peças, bem ao estilo de Cinderela (veja no fim da matéria).
Aliás os temas de aves, flores e natureza estão sendo recorrente nesta semana de alta-costura, em Paris. A estreia de Jonathan Anderson na alta-costura da Dior encheu a passarela de flores e vários looks de flores, ao lado de vestidos em formato de vasos inspirados nas esculturas de artista plástica Magdalene Odundo. Daniel Roseberry, na Schiaparelli, também levou pássaros para sua passarela.
Na Chanel, com elenco de modelos de todas as idades, além de várias brasileiras, Matthieu Blazy colocou ainda cogumelos gigantes e salgueiros (chorões) rosa, no icônico Grand Palais. A noiva, no encerramento, veio com um tailleur totalmente adornao com maxipaetes em tons de madrepérola, em formato amplo. A modelo, sorrindo, deu até pivô na passarela. Veja mais looks desfilados por algumas brasileiras para a alta-costura da Chanel.
Ana Paula Carneiro
Curadora de joias e expert em experiências de luxo, Ana Paula Carneiro apostou em uma blusa de tweed em tons escuros, com textura rica e acabamento que remete diretamente a um dos códigos mais icônicos da marca. A peça foi combinada com calça preta de corte reto e cintura alta e complementada por acessórios discretos, deixando o protagonismo para a construção impecável das peças.