Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apresentadora do Esquadrão da Moda dá dicas em novo livro

30 mar 2010 - 11h29
Compartilhar

A modelo e apresentadora de TV Isabella Fiorentino reuniu um pouco dos seus conhecimentos sobre moda e estilo no livro

Isabella Fiorentino, livro, interna
Isabella Fiorentino, livro, interna
Foto: Francisco Cepeda / AgNews
Na Moda com Isabella Fiorentino

.

» Veja foto do livro
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Modelo há 20 anos, a brasileira de 32 anos, que fez sucesso no Brasil e exterior, atualmente apresenta o programa Esquadrão da Moda, versão brasileira do programa What not to Wear, produção original da rede inglesa BBC, transmitido no país pelo SBT.

E foi dessa experiência que surgiu a inspiração para o livro. "Com as características de vida de cada um dos participantes: desejos, medos, necessidades, dificuldades e desafios, aprendi a desvendar a identidade e essência de cada um, que mesmo enquadrado em padrões generalizados, possui características únicas e exclusivas", disse.

O livro oferece orientações e dicas de moda, falando sobre a importância da apresentação visual, conselhos sobre o que usar de acordo com o seu tipo físico e capítulos especiais sobre cabelo e maquiagem. Os temas estão explicados em forma de um guia, para ser consultado a cada dúvida.

Na Moda com Isabella Fiorentino é publicação da editora Nova Cultural e está à venda nos catálogos da Casa & Moda, da Avon, e nas principais bancas e livrarias de todo o país, por R$ 14,90. Confira o que ela contou sobre o livro ao Terra:

Terra - O que seu livro traz de especial às mulheres?

Isabella Fiorentino - É um livro informativo, com uma linguagem bem simples, com a qual a consumidora aprende a importância da imagem e o poder de comunicação que essa imagem tem. É como um guia, e pode ser consultado toda vez que pintar uma dúvida na montagem de um look. Nele a pessoa aprende a tirar suas medidas e identificar o seu tipo físico, o estilo e ainda como encontrá-lo.

Vendo as mulheres na rua, é possível perceber que muitas vezes torna-se difícil resistir a alguns modismos, mesmo que eles não combinem com seu corpo. Um exemplo é a calça skinny, que não favorece mulheres com coxas grossas, culotes e bumbum grande. Como não cometer esse erro?

No caso da calca skinny, quem não fica bem e ainda assim quer usá-la, o ideal é escolher uma lavagem escura e sem "bigodes" (aquelas manchas horizontais na altura dos quadris), nem lavagem mais clara nas coxas, que aumentam seu tamanho. Outro erro que tenho visto é o uso das ankle boots (botas que param na altura dos tornozelos) pretas. Quem tem pernas grossas e curtas deve preferir usá-las com meia-calça escura para não quebrar a silhueta, ou usar as ankle boots da cor-da-pele. A monocromia suaviza a quebra da silhueta.

Os consultores de moda são unânimes em afirmar que é preciso encontrar e respeitar seu estilo pessoal. Mas como encontrá-lo? É preciso recorrer a um especialista ou a boas análises na frente do espelho já resolvem?

Acho que o espelho e a informação são as melhores ferramentas para encontrar o seu estilo. Mas estilo não está ligado à moda. A escolha do estilo tem a ver com a personalidade da pessoa. Se a moda é punk, mais agressiva, e a pessoa é romântica e doce, esse estilo, por mais que esteja em alta, não combina com ela. Folhear revistas, entrar em blogs de moda com fotos de pessoas na rua também são bons exercícios para encontrar seu estilo.

O que não pode faltar no guarda-roupa de uma mulher?

Peças de excelente qualidade, com destaque para um terninho bem cortado que pode ser usado separadamente, uma bolsa de couro preta, sapato de couro (poucos, mas de qualidade), calça jeans com corte de alfaiataria, que dá um ar jovem sem parecer muito informal.

Só uma mulher magra pode ser realmente elegante?

Pelo contrário! Às vezes, mulheres acima do peso têm um cuidado maior em escolher suas roupas. No livro, por exemplo, os looks mais bonitos são os da modelo mais cheinha. Uma mulher elegante de verdade é aquela que tem atitude elegante (um tom de voz mais baixo, gestos delicados, educação etc).

Qual a maior lição de moda que você aprendeu em seus anos como modelo e consultora?

Que estar vestido de acordo com a ocasião é uma atitude muito elegante. Ter consciência do seu biótipo para tirar da moda o melhor que ela pode dar, escolhendo peças que favoreçam sua silhueta. A imagem que uma pessoa deve comunicar por meio da roupa tem de ser fiel à sua personalidade.

Por quais peças está apaixonada no momento? Alguma proposta de moda atual está entre as suas preferidas?

Estou amando os vestidos mínis e de mangas compridas, usados com meia-calça e sandálias pesadas! Nunca gostei muito dos comprimentos curtinhos, mas acho que essa proporção fica elegante.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra