Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Algodão orgânico não resume moda verde", diz especialista

30 jul 2009 - 09h32
Compartilhar

Apesar de o algodão orgânico ser a bola da vez quando as marcas querem apostar numa direção mais sustentável, o uso de matéria-prima de origem orgânica é apenas um dos itens que devem ser verificados. A afirmação é de Frans Prins, um dos organizadores da The Key, a primeira feira de comportamento e consumo sustentável no mundo, realizada na Alemanha, em junho. Ele comentou alguns dos desafios para a criação da moda sustentável:

Jeans da Lenzing Fibers feito com Tencel, fibra de origem celulósica, também chamado de Eco Denim  pois precisa de menos água no cultivo da fibra, no tingimento da peça e menor área de cultivo
Jeans da Lenzing Fibers feito com Tencel, fibra de origem celulósica, também chamado de Eco Denim pois precisa de menos água no cultivo da fibra, no tingimento da peça e menor área de cultivo
Foto: Divulgação


» Grifes de moda estão na mira do Greenpeace


Algodão orgânico - "Não adianta o algodão ser orgânico e ter sido produzido com trabalho infantil", disse. "Deveríamos questionar sobre todos os produtos, não apenas o algodão. Como eles são feitos, despachados, em que condições de trabalho, prestar atenção a toda à cadeia produtiva." Mesmo longe de resumir um cenário ideal, Prins disse que uma cultura orgânica já representa evolução. "É um passo necessário e uma diferença gritante em relação ao algodão convencional. Se olharmos apenas para as mortes causadas pelo uso de pesticidas na Índia algo precisa ser feito."

Peles - "Não somos a favor do uso de peles de maneira alguma, nem das chamadas 'friendly fur' ou peles recicladas. A indústria da pele está tentando se reposicionar como natural, mas isso para nós é apenas greenwashing (uso de ideias ambientais para construção de uma imagem pública positiva, mas que é causadora de degradação ambiental). Um revólver reciclado continua sendo um revólver."

Reciclagem - "Nem toda reciclagem é sustentável, mas ainda assim é melhor do que produzir a partir de novos itens todo o tempo. Em geral é algo muito interessante e tem grande potencial. É uma visão que irá merecer muito mais atenção e que já tem muito interesse por conta da filosofia 'cradle to cradle', que prega a produção consciente, analisando a reutilização de um produto mesmo antes de sua produção."

Produção de massa - "Controlar uma produção sustentável parece ser mais fácil em níveis menores, mas algumas soluções só conseguem ser atingidas em largas escalas. Claro que todo negócio deveria se tornar sustentável, esse é o objetivo. Há soluções e inovações interessantes como a filosofia "cradle to cradle", ou fábricas movidas a energia solar que apontam alguns caminhos. Alguns analistas dizem que esse será o futuro dos negócios, no que também acreditamos."

A feira The Key reuniu marcas, empresas e estilistas comprometidos com a moda verde e com um estilo de vida sustentável a fim de lançar conceitos inovadores e tendências. Entre os produtos apresentados estavam roupas feitas com materiais reciclados, até de antigas histórias em quadrinhos, e peças criadas a partir de produtos alternativos, como partes do tronco de palmeiras.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra