PUBLICIDADE

'Meus familiares não me reconheceram', diz mulher de 65 anos que fez peeling de fenol

Procedimento viraliza na web, mas não é indicado para qualquer tipo de pele; dermatologista conta quem pode fazer e quais são os resultados.

1 abr 2024 - 15h08
(atualizado em 2/4/2024 às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Peeling de Fenol é um tratamento de rejuvenescimento facial que utiliza substância química, oferecendo resultados mais potentes que outros tipos de peelings. O tempo de recuperação é de cerca de 10 dias.
Foto: Produção Interna/Lucas Miranda

O peeling de fenol está viralizando na internet, já que alguns vídeos mostrando o procedimento costumam chocar algumas pessoas. Considerado o procedimento de rejuvenescimento facial mais profundo e eficaz disponível na dermatologia estética, ele provoca uma desnaturação das proteínas cutâneas ao ser aplicado na pele, promovendo uma esfoliação intensa das camadas superficiais e médias da derme através de uma substância química orgânicacom propriedades cáusticas.

Em entrevista ao Terra, o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lucas Miranda, conta que o peeling de fenol induz a remodelação do colágeno e a regeneração de uma nova camada dérmica, resultando em uma pele mais lisa, firme e de textura uniforme.

Quando comparado a outros tipos de peelings, à exemplo dos superficiais e médios, como ácido glicólico e ácido tricloroacético, o peeling de fenol oferece resultados mais potentes, transformadores e de longo prazo, de acordo com o profissional. 

Entre os principais benefícios do Peeling de Fenol estão: 

  • Rejuvenescimento profundo em peles alteradas pelo processo do envelhecimento;
  • Eficaz contra rugas profundas, linhas de expressão e flacidez em peles mais maduras;
  • Capaz de proporcionar uma superfície de pele mais lisa e uniforme; 
  • Auxilia na redução de manchas por hiperpigmentação e melanoses solares;
  • Diminui a aparência de cicatrizes de acne profundas.

Quem pode fazer?

Mas não é qualquer pessoa que pode enfrentar esse procedimento: O dermatologista diz que o Peeling de Fenol é indicado para homens ou mulheres acima dos 60 anos, pessoas com danos significativos na pele, sejam eles causados pelo fotoenvelhecimento, ou por rugas profundas e linhas de expressão marcantes. 

Para pessoas mais jovens, cada caso deve ser avaliado. “Em casos de manchas e cicatrizes de acne que não respondem a tratamentos menos invasivos, o peeling de fenol pode ser uma conduta aconselhada”, explica o especialista.

Além disso, pacientes de pele negra possuem uma contraindicação ao peeling de fenol devido ao risco de hiperpigmentação. Pessoas com problemas cardíacos também podem ser aconselhadas a evitar este tipo de tratamento.

Recuperação de 7 a 10 dias

Entre os principais cuidados, o dermatologista indica a limpeza precisa da área tratada e uso de pomadas ou cremes específicos que auxiliam na cicatrização e evitam infecções.  A recuperação de um peeling de fenol é de, em média, de 7 a 10 dias. 

O dermatologista explica que os resultados começam a aparecer logo nos primeiros dias pós-procedimento. Após a nova pele ser revelada, um aspecto de rejuvenescimento de anos pode ser notado em dias. 

“Ainda assim, o resultado final do procedimento se dá após a pele cicatrizar completamente, com melhorias contínuas observadas por até 3 meses após o procedimento”, conta o profissional.

Miranda ressalta que os resultados são de longa duração, mas a pele continuará a envelhecer naturalmente, e cuidados contínuos, incluindo proteção solar, são essenciais para manter os resultados.

“É importante consultar um dermatologista certificado e experiente para determinar se o peeling de fenol é o tratamento adequado para as necessidades do paciente. Este tratamento possui baixos índices de complicações, uma vez que é realizado com técnicas assépticas e em um ambiente apropriado”, conclui.

"Os meus familiares não me reconheceram"

Antes e depois do tratamendo de Peeling de Fenol em Maria Ivone
Antes e depois do tratamendo de Peeling de Fenol em Maria Ivone
Foto: Divulgação/Lucas Miranda

Para Maria Ivone, de 65 anos, que escolheu o Peeling de Fenol como seu primeiro procedimento estético, a técnica entregou uma melhora significativa na pele. 

Ela diz ao Terra que conheceu o dermatologista Lucas Miranda, referência no tratamento em Minas Gerais, através das redes sociais e se identificou com um caso compartilhado por ele.

“Era uma paciente de idade mais velha, com uma pele mais madura, com muitas rugas e com manchas causadas pelo sol, como eu tenho. O resultado foi impressionante. Eu não pensei duas vezes ao ver que aquela pele de antes, parecida com a minha, estava pelo menos 15 anos mais nova”, conta Ivone. 

Ela viajou do Rio Grande do Norte para Belo Horizonte em busca do procedimento e se programou para permanecer o tempo que fosse necessário na cidade mineira enquanto realizava o Peeling de Fenol. 

“Para a minha surpresa, o procedimento entrega um resultado incrível em poucos dias. Logo, em questão de 10 dias, eu estava apta para retornar às minhas atividades normais”, conta.

Quanto a realização do Peeling, Ivone diz que não pesquisou como a técnica era feita, mas sentiu apenas um ardor durante o procedimento.

“Não doeu em momento algum. As imagens podem nos causar a impressão de uma dor profunda, mas eu senti somente um leve ardor no momento da aplicação do Fenol. Dias depois, em minha recuperação, não senti dor em qualquer momento”, lembra. 

Ivone também relata que após sua recuperação, em cerca de 10 dias,  já não tinha mais rugas e manchas na pele do rosto, além de ter notado diminuição da flacidez.

“Eu tenho olhado no espelho, comparado como estou hoje com fotos minhas de antes, área por área do rosto, para tentar acreditar na transformação que aconteceu em minha pele. Os meus familiares não me reconheceram. É uma nova vida, sou uma nova mulher. Mais jovem, mais vaidosa, mais feliz agora”, celebra.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade