Íons de prata combatem foliculite e corte na hora do barbear
Queridinha da maioria das mulheres, a prata tem tudo para cair também nas graças da ala masculina. Isso porque os íons de prata (substâncias químicas carregadas eletronicamente), quando incorporados a espumas e loções pós-barba, são capazes de resolver um dos maiores problemas dos homens na hora do barbear: a foliculite.
Com permanente ação antibacteriana, as partículas de prata presentes nas composições dos produtos direcionados aos homens reduzem a proliferação das bactérias responsáveis pela inflamação dos folículos pilosos, garantindo um barbear bem menos irritativo e uma cútis lisa e macia por muito mais tempo.
“Apesar de muita gente não conhecer, os íons de prata vêm sendo bastante utilizados pela indústria de cosméticos por agirem como uma espécie de escudo protetor da pele contra os efeitos nocivos dos microrganismos”, explica Adriano Almeida, dermatologista e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP). Além disso, os íons desencadeiam uma série de outros benefícios, como a aceleração do processo de cicatrização da cútis frequentemente irritada pelo atrito com a lâmina.
Ação potencializada
Além de serem eficazes no combate às inflamações que insistem em fazer parte do ritual de remoção da barba, os íons de prata podem ter seus efeitos enriquecidos por outras substâncias, como a camomila - ingrediente reconhecido por sua função cicatrizante - e a pró-vitamina B5 - composto munido de um alto poder hidratante. “A combinação desses ativos proporciona os elementos fundamentais para um barbear perfeito, pois garante para a pele uma ação antibacteriana, cicatrizante e hidratante”, ressalta Fernando Passos Freitas, dermatologista pós-graduado em Medicina Estética pela InternationaI Association of Aesthetic Medicine (AAM /ASIME).
Presentes em espumas de barbear e loções pós-barba, os íons de prata podem ser facilmente encontrados no mercado por meio de formulações já prontas, comercializadas por diversas marcas, e também em produtos manipulados. “Os efeitos dos dois cosméticos são os mesmos, mas no caso dos produtos fabricados por marcas comerciais, é preciso ficar atento se eles possuem o certificado ISO 9001 (série de normas sobre a gestão da qualidade que pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços, criada pela International Organization for Standardization) e a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para atestar sua qualidade”, lembra Fernando.
Restrições de uso
Como o nível da substância presente nos produtos de barba não é muito alto, os íons de prata não costumam causar efeitos colaterais e nem possuem contraindicações. No entanto, o contato direto do ativo pode desencadear dermatite de contato (alergias) em pessoas sensíveis à fórmula.
“Por isso, em casos de alergia ou irritação, o uso tópico dos produtos com as propriedades da prata deverá ser descontinuado imediatamente”, alerta Adriano.