Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cuidados com aparelho e roupa preservam a pele na academia

18 nov 2013 - 07h18
(atualizado às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A prática diária de exercícios proporciona diversos benefícios não só à saúde, mas também à pele, que se mantém jovem e bonita por muito mais tempo. Isso porque, ao ativar a circulação sanguínea, a atividade física facilita a absorção dos nutrientes e ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Apesar de tantas vantagens, é necessário, no entanto, tomar alguns cuidados com a pele antes do início e ao término do treino.

“Em primeiro lugar, é preciso limpar o aparelho antes e depois de utilizá-lo, pois além da possibilidade de contrair doenças de pele, há o risco de transmissão de fungos e bactérias. Algumas academias oferecem, inclusive, o pano e o álcool para a higiene”, recomenda Caroline Cividanes, dermatologista do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.

Escolha a roupa certa

Pode parecer bobagem, mas a escolha do look da malhação também influencia na aparência da pele, pois o uso de tecidos sintéticos pode resultar em irritações, especialmente em peles mais sensíveis. Por isso, vale a pena optar sempre por tecidos que absorvam o suor ou que não impeçam a transpiração (como o Dry Fit ou o algodão) para minimizar o surgimento de acnes e pelos encravados.

Leve seus acessórios

A toalha serve como uma barreira extra entre a pele e o aparelho, utilizado anteriormente por outras pessoas, diminuindo o risco de infecções. O acessório, limpo e seco, deve ser estendido no equipamento ou colchonete utilizado. Já o chinelo, é indispensável no vestiário, especialmente para quem opta por tomar banho na academia. “Como se trata de um ambiente constantemente úmido, a proliferação de micro-organismos é maior, o que eleva o risco de micoses e doenças de pele”, explica.

Mantenha a pele limpa

Durante a malhação, o ideal é não usar cremes e maquiagens, pois o uso de alguns produtos pode causar irritação em contato com o suor. Por isso, caso haja ardência, borrifar água termal pode ajudar. No entanto, o melhor é usar lenços umedecidos removedores que ajudam a evitar o problema.

Tome uma ducha

Após o treino, é imprescindível tomar uma ducha para remover as impurezas presentes na pele, principalmente após a natação, já que o cloro deixa o tecido cutâneo bastante ressecado. O sabonete neutro é o mais indicado para a higiene e o hidratante deve ser aplicado logo após o banho.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade