Conheça os prós e contras da sauna para sua pele
Tem gente que adora o clima quente e a sensação de relaxamento que a sauna provoca, mas tem quem odeie seu calor e ambiente abafado. Assim, polêmica e rodeada de mitos e crenças, é a sauna. No que diz respeito à beleza e à saúde da pele, também não há só aspectos positivos. De acordo com Carla Albuquerque, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em Dermatologia pelo Conselho Federal de Medicina, quando utilizada corretamente, a sauna faz bem, mas usuários desatentos podem, sim, colocar a saúde em risco.
Aposte na sauna
A alta temperatura do ambiente provoca a dilatação dos poros, sendo responsável por facilitar a limpeza e a esfoliação da derme. O efeito do vapor também proporciona uma melhor absorção de cremes e óleos hidratantes. Além disso, a sensação térmica do local provoca a transpiração, o que ajuda a diminuir as toxinas da cútis e também a retenção de líquidos.
Para conquistar esses benefícios, porém, é importante lavar o rosto logo após o banho de vapor e retirar o excesso de suor. "Deixar a pele do rosto limpa após o uso da sauna é fundamental para não ressecá-la, assim como apostar na hidratação", recomenda Adriano Almeida, diretor do Instituto de Dermatologia e Estética (IDE) e professor da Fundação Pele Saudável.
Outro aspecto positivo diz respeito à depilação. "Devido ao forte calor e a dilatação dos poros, os pelos ficam mais expostos e fáceis de retirar", explica. Por isso, vale a pena incluir visitas à sauna antes de sua ida à próxima sessão de depilação.
Tenha cuidado
Por mais que a sensação de sonolência do ambiente faça com que você se esqueça do tempo, na hora de curtir e relaxar na sauna é preciso ficar de olho no relógio. "Permanecer mais de 15 minutos no local contribui para o envelhecimento precoce da pele, porque o indivíduo transpira muito e perde bastante líquido", alerta Carla. Segundo a médica, o ideal é até duas idas semanais ao local, respeitando o tempo máximo de exposição ao vapor.
Vale lembrar que os possíveis incômodos das sessões não ficam restritos apenas à desidratação. Por ser um lugar úmido e quente, a sauna é um ótimo ambiente para a proliferação de fungos. "Assim, é fundamental evitar andar descalço e utilizar sempre toalhas ou roupões na hora de sentar nas bancadas para evitar o aparecimento de micoses", recomenda.
Agência Hélice,
Especial para o Terra