Cinco dicas ajudam a conter o suor nos dias quentes; aprenda
Com o predomínio dos dias mais quentes típicos da primavera, o organismo passa a produzir mais suor para resfriar o corpo e mantê-lo numa temperatura adequada para funcionar perfeitamente. Nesta hora, apesar de ser importante para amenizar o calor e eliminar as toxinas por meio dos poros, a transpiração passa a ser sinônimo de muito desconforto e irritação.
Estima-se que cada pessoa tenha até cinco milhões de glândulas envolvidas no processo de transpiração, que libera água misturada a elementos como sal. Mas antes de investir em medidas drásticas para evitar completamente o suor, confira, a seguir, cinco dicas infalíveis, capazes de ajudar a contornar o problema e deixá-la sequinha até mesmo debaixo de um sol escaldante.
Banho
Banhos muito quentes devem ser evitados, pois elevam a temperatura do corpo e aumentam a possibilidade de suar muito mais depois. Ao secar-se, use uma toalha macia, sem esfregá-la com força nas axilas, já que a ação irrita a pele e estimula a transpiração.
Além disso, limpar bem a pele com água e sabonete que retira a oleosidade ajuda a eliminar todas as impurezas que podem obstruir os poros. “Os produtos indicados para a pele mista são melhores para o controle”, explica Érika Sakata, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Antitranspirante
Principal responsável por garantir a diminuição da transpiração, o produto deve contar com uma poderosa concentração de princípios ativos em sua formulação, como os sais de alumínio, capazes de auxiliar no controle do suor.
Depilação
Para prolongar o efeito do desodorante, deixe as axilas livres de pelinhos. Assim, o suor evapora com mais facilidade, além de minimizar a proliferação das bactérias causadoras do forte odor, favorecido pela umidade retida nos pelos.
Alimentação
Ingerir bastante líquido e manter uma alimentação leve são medidas que ajudam a controlar a transpiração, pois além de manterem o corpo e a pele numa temperatura equilibrada, repõem o que foi perdido com o suor. Pimenta, chocolate, gengibre e bebidas à base de cafeínas devem ser evitados, pois aumentam a temperatura corporal, enquanto as comidas pesadas exigem um esforço maior do corpo para serem digeridas, o que estimula a atuação das glândulas.
Roupas leves
Como o corpo precisa eliminar o calor para regular sua temperatura, a dica é fugir de peças que aumentem o calor ou dificultem a transpiração. “Dê preferência a peças feitas com algodão, pois não seguram o calor como as confeccionadas em tecidos sintéticos”, ressalta a especialista.