Artista questiona padrões de beleza com fotos chocantes
Muitas mulheres vivem às voltas com os padrões de beleza vigentes. A fotógrafa Sheila Pree Bright resolveu confrontá-los unindo realidade e fantasia, em uma série de fotos chocantes. As informações são do site do jornal Huffington Post.
Sheila é autora da série Plastic Bodies, que atualmente faz parte da mostra de arte itinerante Posing Beauty in African American Culture. O foco principal da artista são as mulheres da raça negra e os seus complexos.
Para isso, ela combina imagens de corpos reais com os de bonecas. A ideia por trás da iniciativa, segundo Sheila, é confrontar os conceitos americanos do “corpo feminino ideal”, que estariam exemplificados nos comerciais e no conceito de que “imagem é tudo”.
Ela afirma que esta cultura obriga muitas mulheres a gastarem centenas de dólares na busca por reproduzir estes padrões. “É mais comum do que se imagina mulheres aumentando seus seios com silicone, fazendo alongamento de cabelo com fios sintéticos, cobrindo as unhas com preenchimentos acrílicos ou ainda substituindo a cor natural dos olhos com lentes”, observa.
Ela ressalta que as capas de revista manipulam as fotos com softwares, "fazendo cinturas finas e peles impecavelmente claras". "Como resultado, o corpo feminino se tornou a réplica de uma boneca, e a essência da beleza natural na cultura popular americana foi substituída por uma fantasia”, diz.
Sheila também usou suas próprias experiências como uma mulher negra buscando sua identidade. Em uma entrevista no ano de 2009, ela contou que foi educada em uma família de militares, que a expôs a diferentes tipos de culturas. “Este trabalho aborda a perda da identidade pessoal que muitas mulheres experimentam, especificamente as negras”, afirma.