PUBLICIDADE

8 dicas para manter as unhas fortes e saudáveis

Unhas fracas e quebradiças? Confira aqui dicas valiosas para deixá-las mais fortes e resistentes

16 mai 2024 - 14h45
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Cuidados ajudam a manter as unhas mais fortes
Cuidados ajudam a manter as unhas mais fortes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Unhas fracas e quebradiças é um problema que pode ser motivado por diversos fatores. Má alimentação, estresse e até mesmo alterações hormonais estão entre eles. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para você deixar as suas unhas mais fortes e resistentes. Confira!

1. Evite utilizar acetona nas unhas

A acetona é um produto muito forte que enfraquece e retira a proteção natural das unhas. Sendo assim, substitua-o por um removedor de esmaltes, que retira o esmalte das unhas sem ressecá-las. 

2. Lixe as unhas de maneira correta

O hábito de lixar as unhas da forma incorreta pode deixá-las ainda mais fracas. A maneira correta de lixá-las é passando o instrumento em apenas uma direção, de forma suave, evitando movimentos de vai-e-vem. 

3. Evite tirar as cutículas

A pele que envolve a unha serve como uma proteção, assim, removê-la totalmente pode deixá-la suscetível a infecções causadas por fungos e bactérias. A dica aqui é tentar apenas empurrar as cutículas com uma espátula e retirar somente o excesso.

4. Deixe as unhas "respirarem"

Aplicar uma nova esmaltação logo após ter feito a remoção da antiga também contribui para o enfraquecimento das unhas. O ideal é deixá-las ao menos um dia sem uma nova camada de esmalte para que possam "respirar".

5. Mantenha as unhas hidratadas

Ignorar a hidratação das unhas e cutículas também pode comprometer a saúde das unhas. Por esse motivo, utilize cremes especiais para as mãos que ajudam a deixar as unhas fortes e resistentes. 

6. Evite roer as unhas 

O hábito de roer as unhas pode prejudicar seu crescimento e, consequentemente, enfraquecê-las. Por isso, procure manter as unhas sempre lixadas e cortadas para tentar evitar esse comportamento. 

7. Utilize uma base fortalecedora

Invista em uma boa base com vitaminas e complexos para fortalecer as suas unhas e deixá-las fortes e saudáveis. O produto também ajuda a proteger a estrutura para receber a esmaltação. 

8. Proteja as unhas de produtos nocivos

Produtos químicos, água sanitária, detergente, entre outros, possuem agentes nocivos à saúde das mãos e podem enfraquecer as unhas. Por isso, o uso de luvas de borracha é muito importante para a proteção das unhas e da pele.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade