PUBLICIDADE

8 descuidos que podem prejudicar completamente seu bem-estar

Conheça a diferença entre hábito e rotina e a importância de ambos para uma vida com mais momentos de qualidade

30 mai 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Uma rotina acelerada e com poucos momentos para si é a realidade de boa parte dos brasileiros, por isso incluir o autocuidado como tarefa diária não é apenas um desejo ou necessidade, mas um desafio, e segundo a OMS, saúde é um estado de completo de bem-estar social, físico e mental. 

Decidir investir mais tempo no próprio bem-estar é o primeiro passo de uma jornada em busca de equilíbrio, e começar a fazer pequenas mudanças de hábito pode fazer a diferença para mudar drasticamente o estilo de vida e se cuidar melhor.  

Dormir mal pode afetar bem-estar e capacidade cognitiva
Dormir mal pode afetar bem-estar e capacidade cognitiva
Foto: amenic181 / Adobe Stock

Você sabe a qual a diferença entre hábito e rotina? 

Geralmente hábito e rotina são utilizados como sinônimos, contudo eles não têm o mesmo sentido. Enquanto hábito é uma ação realizada repetidamente, ou seja, um padrão de comportamento que faz parte do dia a dia, rotina é uma estrutura de tempo na qual são encaixadas ações e atividades executadas de modo ordenado diariamente.  

Um exemplo: meditar logo ao acordar é um hábito; meditar todos os dias ao acordar e logo depois tomar café, se arrumar e dirigir até o trabalho é uma rotina. 

Portanto, os hábitos existem dentro das rotinas, porém uma rotina nem sempre é feita apenas por hábitos. Ainda assim, os hábitos são fundamentais para que as rotinas sejam estabelecidas. 

A importância do hábito 

O cérebro gosta de rotinas, afinal, com elas ele gasta menos energia para pensar e realizar tarefas, já que elas foram assimiladas e são executadas no famoso “modo automático”. Enquanto alguns registros apontam que bastam 21 dias para o cérebro conseguir se adaptar a um novo hábito, um estudo do University College London publicado no European Journal Psychology apontou que são necessários 66 dias para transformar uma atividade em hábito. 

Confira abaixo 8 descuidos que podem afetar o seu bem-estar: 

Não ter um tempo para si 

Diariamente obrigações são cumpridas e cronogramas são seguidos à risca, e cuidar de si pode até soar como um ato egoísta, entretanto o autocuidado deve ser um item primordial na rotina. Sempre que possível, tente realizar aquilo que te faz bem e que promova o seu bem-estar mental: uma noite de filme e série, tempo de leitura, um passeio etc.   

Não cuidar da saúde social 

A manutenção ou criação de relações e laços saudáveis com pessoas, independentemente do grau de relacionamento (amigos, família, colegas), exerce papel central no bem-estar. Isso acontece porque se sentir parte de um todo é a essência humana, de seres sociais. 

A saúde social é um dos pilares do bem-estar, e é a partir das relações que os indivíduos são reconhecidos, amados e recebem o apoio necessário. Saiba mais sobre o tema aqui. 

Sedentarismo 

A atividade física regular traz benefícios físicos e mentais e, segundo a Organização Mundial da Saúde, adultos precisam realizar entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana.  

Escolha um exercício que tenha a ver com a sua rotina e perfil e dedique-se a ele: quando você coloca o corpo em movimento, ele aumenta a produção de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. 

Não praticar meditação 

Flexível, pode ser realizada a qualquer momento e adotada para diferentes objetivos, como dormir melhor. Com alguns poucos minutos diários de meditação é possível organizar os pensamentos e enfrentar a ansiedade.  

Estudos indicam que meditadores assíduos tendem a desfrutar mais dos benefícios da prática. É possível realizar meditações rápidas, até mesmo no trabalho, e aumentar a concentração ou reduzir o estresse. 

Quer incluir a meditação na sua rotina? O aplicativo Atma está com uma promoção especial válida até 31/05/2023: Atma Premium por R$ 1,90 na primeira mensalidade. 

Clique aqui para saber detalhes. 

Não dormir o suficiente 

Dormir mal pode ser fator determinante para o surgimento de estresse e ansiedade, elementos com alta capacidade de afetar o bem-estar. Noites ruins de sono também podem prejudicar a capacidade cognitiva, ou seja, tem impacto direto no processo de aprendizagem e memória. 

Evite consumir estimulantes durante a noite e não deixe para se exercitar tão próximo ao horário de dormir, a adrenalina liberada poderá atrapalhar o seu descanso. 

Veja aqui outras dicas de higiene do sono. 

Não cuidar da alimentação 

Ter uma dieta equilibrada é indispensável: consuma frutas, vegetais, gorduras saudáveis e proteínas, evitando também alimentos processados ou ultraprocessados, capazes de aumentar o estresse.  

Não se esqueça de que tudo precisa de equilíbrio, tenha cuidado com as dietas restritivas ou mesmo em privar-se demais. Procure ajuda de um profissional e acompanhe sua nutrição regularmente. A alimentação está diretamente conectada ao bem-estar físico e mental. 

Não ter pausas entre tarefas 

Além de uma forma eficiente de gerenciar a energia ao longo do dia, as pausas também ajudam a elevar o foco e a concentração. Estabeleça objetivos claros ao longo do dia, como responder “x” números de e-mails, e faça intervalos rápidos entre tarefas para retomar o controle e organizar os pensamentos.  

Isso pode ajudar a tornar o dia mais produtivo, dando uma sensação de evolução, além de colaborar para a redução do estresse. É possível aplicar técnicas de Mindfulness (Atenção Plena) no trabalho. 

Exigir muito de si 

Também é preciso ser gentil consigo, afinal, você cuidar de cada parte de si é uma ação de autocuidado. Lembre-se que todo novo hábito requer um tempo para adaptação, por isso tenha paciência com você mesmo, aproveite cada etapa do processo e não desista.  

Com força de vontade e organização é possível estabelecer uma rotina de cuidado e fazer do bem-estar um objetivo diário.

Atma: Meditação, Sono e Bem-Estar 

Baixe e experimente já!

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade