As árvores podem falar? Um projeto irlandês afirma que sim; entenda porque
A empresa da Irlanda, Droga5, decidiu usar um dispositivo com Inteligência Artificial para traduzir os sentimentos desses seres vivos, mas sem prejudicar o meio ambiente
Você já se perguntou se as árvores conseguem conversar entre si, ou se quando as abraça, por exemplo, elas conseguem sentir o toque? Um projeto de uma empresa irlandesa pensou o mesmo e decidiu dar voz a uma árvore de 200 anos. Leia abaixo para saber mais:
Projeto irlandês possibilita que árvores conversem com humanos
A empresa da Irlanda, Droga5, decidiu usar um dispositivo com Inteligência Artificial para traduzir os sentimentos das árvores, mas sem prejudicar o meio ambiente. Para isso, instalou sensores ligados ao tronco, que foram conectados a um computador. Assim, os humanos sentavam-se em frente à anciã de 200 anos e conversavam com ela. Ao mesmo tempo que a mesma falava como se sentia - "O ar está brusco contra meu corpo, e minhas raízes estão pesadas com umidade" -, também dava uma lição - "Pause por um momento, sinta o ar. Olhe para os meus galhos, escute o vento. O mundo não é apenas o que está na tela". Assim, quem estava ali, na Universidade de Dublin, Trinity College, saiu tocado de alguma forma.
O objetivo é ir além
Evan Greally, chefe de tecnologia e inovação da Droga5, revelou ao portal 'RTÉ News', que o objetivo é ir além deste experimento: "Nós colocamos sensores que identificam temperatura, umidade, hidratação do solo, PH e até sinais bioeletrônicos e, dessa forma, alimentamos o modelo da I.A. que traduz os mesmos em linguagem humana, para que fosse possível ter uma conversa fluida com a árvore. Onde queremos ir com o projeto é: podemos usá-lo em favor da conservação? Será que há como saber a maneira que todas as árvores estão conectadas? Se eu tocar uma delas aqui, a de lá vai sentir também? E quanto aos fazendeiros, conseguem conversar com as plantações? Podemos acabar com incêndios antes de eles se descontrolarem ao conversarmos com a natureza?".
Ver essa foto no Instagram