Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após semanas desacordado, homem lembra de memórias da vida de outra pessoa

O ugandense, de 29 anos, sofreu um acidente e acordou três semanas depois com lembranças que não condiziam com sua vida

3 jul 2025 - 12h40
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Alpha Kabeja, um ugandense de 29 anos, andava de bicicleta em Londres quando foi atropelado. Três semanas depois, ele acordou em um hospital com poucas lembranças sobre o momento do acidente. O homem dizia se recordar, no entanto, de memórias da vida de outra pessoa.

O homem, um ugandense de 29 anos, sofreu um acidente e acordou três semanas depois com lembranças da vida de outra pessoa
O homem, um ugandense de 29 anos, sofreu um acidente e acordou três semanas depois com lembranças da vida de outra pessoa
Foto: Reprodução/Who Are You Now / Bons Fluidos

Homem tem recordações de outra vida

Em entrevista ao 'Camden New Journal', Kabeja contou que saiu naquele dia, no feriado de Ano Novo, para encontrar a namorada. Entretanto, ele não chegou a encontrá-la, pois, no caminho, foi atingido por uma van e perdeu a consciência na mesma hora. Pessoas que passavam pelo local, então, acionaram a emergência.

Já no hospital, em um primeiro momento, os médicos não encontraram ferimentos severos aparentes, mas, após uma tomografia computadorizada, descobriram que o cérebro do ugandense havia se descolado. Por isso, foram necessárias três cirurgias, que resultaram na implementação de uma placa de metal em seu crânio.

Ao final dos procedimentos, Kabeja entrou em coma por três semanas. Os profissionais já tinham alertaram aos familiares que ele poderia ter amnésia, uma perda parcial ou total de memória. Foi o que aconteceu. Quando acordou, o homem não lembrava exatamente como se acidentou, apesar de saber quem era e o que fazia pouco antes do ocorrido.

Outra consequência, no entanto, chamou a atenção das equipes médicas: Alpha dizia se recordar de memórias da vida de outra pessoa. A primeira lembrança que veio a sua mente foi o fato de estar esperando gêmeas com a namorada, mas isso não era verdade.

"Lembro-me de guardar a foto da ultrassonografia nas páginas de um dos meus livros. Eu procurava aquela imagem em todos os lugares, pedindo para as enfermeiras. Recordava-me de tirar fotos da minha menina com a barriga grande. Eu estava realmente ansioso para ter gêmeos. Mas não havia fotos, não havia ultrassonografia e minha namorada não estava grávida", contou em um relato no site 'Who Are You Now'.

Essas memórias também levaram o homem a pensar que havia feito uma entrevista para o cargo de 'Diretor de Operações' em uma das grandes agências de inteligência da Grã-Bretanha e que costumava usar um jato particular para ir ao trabalho.

O que explica a condição de Kabeja

De acordo com os especialista, o ugandense sofria de uma amnésia pós-traumática, que fazia com que sua mente criasse recordações falsas para preencher as informações faltantes. Alpha, contudo, demorou para ver desta forma. "Quando explico isso para a maioria das pessoas, elas dizem: 'Ah, foi um sonho'. Mas eu não reconheço isso como um sonho. Era uma lembrança — uma memória real. Não baseada em eventos reais, mas uma lembrança real", afirmou.

Hoje, após anos de acompanhamento médico e terapêutico, segundo o 'Relatório de Alta de Serviços de Reabilitação', ele compreende e lida melhor com a condição. Apesar de inicialmente desconfiar da explicação médica, o homem, agora, acredita que a experiência resultou de uma reação cerebral.

Nas redes sociais, no entanto, onde a história repercutiu, muitos relacionam a situação com a espiritualidade. "Provável que sejam recordações da vida passada", disse um internauta. "Apenas uma lembrança de uma das muitas vivências que ele já teve. Mais uma prova da existência, sobrevivência e individualidade do nosso espírito. Ou melhor, de nós mesmos", defendeu outro.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade