Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acariciar cachorros faz bem à mente, aponta estudo

As interações com seu pet reduzem os níveis de estresse, enquanto estimulam a produção do hormônio do amor

18 jun 2025 - 12h41
Compartilhar
Exibir comentários

Você já se sentiu mais calmo e feliz depois de passar um tempo com seu cachorro? Essa sensação pode parecer apenas um alívio momentâneo, como se os problemas do dia tivessem ficado de lado por alguns instantes. No entanto, cientistas explicam que o bem-estar vai além do descanso: ele está diretamente ligado às reações que o ato de acariciar um animal desperta no corpo e, principalmente, na mente.

As interações com seu cachorro reduzem os níveis de estresse, enquanto estimulam a produção do hormônio do amor
As interações com seu cachorro reduzem os níveis de estresse, enquanto estimulam a produção do hormônio do amor
Foto: Canva Equipes/Valeriia Boiko / Bons Fluidos

Para melhorar o emocional, dê carinho ao seu cachorro

Um estudo da Universidade da Flórida mostrou que demonstrar afeto para o pet ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade, proporcionando maior relaxamento. Isso porque essas interações desestimulam a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

"A companhia deles ajuda a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca, promovendo um estado de espírito mais sossegado para os humanos", disseram os autores, Carroll e Marquette, em um comunicado à imprensa.

Além disso, ao acariciar seu cachorro, você também consegue fortalecer um vínculo maior com ele. De acordo com a pesquisa, enquanto diminui o cortisol, a prática aumenta os níveis de oxitocina, substância associada ao amor, bem como à conexão afetiva.

Os especialistas ressaltam, ainda, que a simples presença de um pet pode motivar os tutores a cuidarem tanto do corpo quanto da saúde emocional. "O cachorro impõe uma estrutura e rotina diária às pessoas que enfrentam problemas emocionais ou motivacionais", afirmam. Desta forma, aqueles com animais em casa estão mais propícios a ter uma vida mais ativa.

Ademais, em decorrência do contato com os bichinhos e seus benefícios, o levantamento mostrou que esses indivíduos costumam ser mais pacientes e amorosos. Por este motivo, eles tendem a construir relações emocionais mais facilmente.

Cães entendem 'eu te amo' e ficam animados

A maioria das pessoas tem o costume de falar com seus cachorros. Quem nunca perguntou o que o peludinho queria depois de ouvi-lo latir, ou chegou em casa e avisou o animal? Na Internet, vemos diversos vídeos demonstrando estes instantes. Mas o que os internautas talvez não saibam é que os bichinhos realmente podem nos compreender! Um estudo da Canine Cottages mostrou que a frequência cardíaca dos cachorros aumenta quando falamos "eu te amo" para eles. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade