A maioria das pessoas tem respirado mal durante toda a vida. Felizmente, a ciência sabe como resolver isso
Respirar da forma correta ajuda a melhorar a concentração e o desempenho físico
Aprender a respirar corretamente pode literalmente mudar a vida de uma pessoa. É o que dizem muitos médicos e especialistas em saúde e hábitos. Sim, a respiração é um processo automático. Mas não, isso não significa que sempre acertamos. O "trabalho de respiração" pode ajudar a melhorar nosso sono, digestão, funções imunológicas e respiratórias, ao mesmo tempo que reduz a pressão arterial e a ansiedade.
Houve um grande aumento no interesse pela respiração nos últimos anos, pelo menos no mundo do bem-estar ocidental (práticas espirituais como o budismo e o hinduísmo há muito tempo reconhecem os benefícios de respirar bem). Nunca é tarde para aprender a fazer bem algo que fazemos a vida toda.
Leia também: 6 formas de respirar que podem ajudar nas atividades do dia a dia
Quais são os erros mais comuns?
A primeira é a respiração pela boca. Simplificando, o nariz foi projetado para ventilação e a boca para digestão. A respiração pela boca é uma forma ineficiente porque há menos resistência ao fluxo de ar, tornando a frequência respiratória muito mais rápida do que deveria ser. A respiração pela boca não permite que tanto ar entre nos lobos inferiores dos pulmões. Por isso, nos sentimos tontos e fatigados.
...
Veja também
Dificuldade para respirar: possíveis causas e o que fazer
Ansiedade não é apenas ter crises, ela pode se apresentar dessas 5 formas, segundo a psicologia