Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

A Geração Z está perdendo uma habilidade que a humanidade possui há 5.500 anos: 40% não são fluentes em comunicação

Os jovens se sentem desconfortáveis ao escrever à mão, têm pior caligrafia, e alguns especialistas associam isso ao uso das redes sociais

6 ago 2026 - 09h40
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários
DC Studio/Shutterstock
DC Studio/Shutterstock
Foto: Minha Vida

A maioria das espécies se comunica de alguma forma. Todos os animais fazem isso, mas nenhum tem o que nós temos: a linguagem.

Embora saibamos muito pouco sobre como ela surgiu, como explicou a linguista Maggie Tallerman no programa World of Mouth da BBC 4, "pensa-se que a linguagem tenha pelo menos 50.000 anos, mas a maioria dos linguistas acredita que seja consideravelmente mais antiga. Alguns estimam que possa ter até meio milhão de anos." 

O que começou como uma linguagem gestual tornou-se uma linguagem falada e, mais tarde, uma linguagem escrita. Milênios depois, a Geração Z está lentamente perdendo essa capacidade.

A Geração Z encontra cada vez mais dificuldade para escrever

Se pensarmos em evolução, é natural supor que mudanças ocorram. Por exemplo, quando surgiram os automóveis, as carruagens puxadas por cavalos gradualmente deixaram de ser usadas. Quando as calculadoras apareceram, os ábacos caíram em desuso.

Da mesma forma, com o avanço da tecnologia, a linguagem escrita também mudou. Segundo a professora Nedret Kiliceri, entrevistada pelo Türkiye Today, estudantes universitários não conhecem as regras básicas da escrita porque nasceram em um mundo digital.

...

Veja mais

Veja também

Pessoas que cresceram em um lar infeliz geralmente apresentam essas sete características, de acordo com a psicologia

A Geração Z está perdendo uma habilidade que a humanidade possui há 5.500 anos: 40% não são fluentes em comunicação

Friedrich Nietzsche, filósofo: "Na maioria das vezes, quando discordamos de alguém, não é por causa do que essa pessoa diz, mas por causa do tom que ela usa"

Os narcisistas adoram repetir essas frases para magoar você. Um psicólogo de Harvard explica como você deve reagir

Marie Curie e sua reflexão sobre como enfrentar problemas: "Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido"

Minha Vida
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra